PAULISTA > Notícias > Paulista distribui gibis para conscientizar alunos da rede sobre a importância do respeito às diferenças

Educação | 24/08/2017

Com o intuito de conscientizar os alunos e ajudar os professores no processo de inclusão, a Secretaria de Educação do Paulista distribuiu, nesta quinta-feira (24.08), gibis com historias sobre o tema da pessoa com deficiência nas unidades de ensino. Os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Susie Regis, na Jaguarana, foram contemplados com os exemplares. Essa iniciativa, que busca sensibilizar a garotada para o respeito às diferenças, fez parte das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência.

Durante a entrega, os estudantes que fazem parte do grupo “Atos de Resgate”, do Susie Regis, fizeram apresentações ao ritmo do maracatu para festejar a ação. Esse conjunto musical foi formado pelos professores da unidade de ensino para tirar os adolescentes da rua e da um novo rumo à vida deles.

O aluno Ítalo Silva de Oliveira, que é deficiente visual, e integrante da banda, não encara como empecilho a sua condição em participar das mesmas atividades como os amigos. Ele conta que fazer parte do conjunto contribui para sua vida. “Sinto-me orgulhoso de está fazendo parte da banda, todos me receberam bem. Mudou a minha vida”, disse.

A gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Anna Cristhina Santana, explicou que o gibi vem como instrumento de apoio aos docentes para a prática de inclusão dentro das salas de aula. “Vem mostrar para todos os estudantes todas as diferenças, sejam elas raciais, religiosas e físicas, e que apesar do diferente, todos são iguais. Que todas as crianças observem a seu redor os colegas e passem a respeitá-los”, comentou.

Segundo o secretario Carlos Ribeiro Junior, a gestão do prefeito Junior Matuto veio durante toda semana desempenhando um trabalho de formação para professores e para a conscientização dos alunos. “A ideia de adaptar o gibi tem como objetivo fazer a garotada aprender a lidar com as diferenças dos colegas em sala de aula. Se colocar na situação do outro”, avaliou.

A Secretaria de Educação encomendou os gibis com o tema “Viva a Diferença” que conta com duas historias ilustrativas, do cartunista Mauricio de Souza. Ao todo 5 mil exemplares vão ser distribuídos para as escolas da rede.