PAULISTA > Notícias > Histórias marcadas pela superação emocionam participantes do I Encontro das Famílias dos Estudantes com Deficiência do Paulista

Educação | 24/08/2017

Depoimentos emocionantes, histórias de vida e superação marcaram o evento promovido pela Secretaria de Educação do Paulista, dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu, na manhã desta quinta-feira (24.08), no Senac de Jardim Paulista, e reuniu pais, professores, gestores e alunos da rede municipal. A formação da mesa contou com a presença do prefeito Junior Matuto, do secretário da pasta, Carlos Junior, além do secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, da deputada Estadual, Laura Gomes, e dos vereadores Fabiano Paz e Eudes Farias.

Em um vídeo emocionante, as mães e personagens centrais do evento prestaram suas homenagens aos filhos, e contaram um pouco do seu sentimento e da vivência com os pequenos.

Um dos exemplos é da mãe Fernanda Machado, que falou sobre o amor para sua filha Maria Eduarda. “Um amor mais fortalecido por tudo que ela tem, por todas as dificuldades. Um amor realmente sem limites. Um amor de troca, ela é muito carinhosa e isso traz mais força pra nossa relação, para o nosso amor, que é inexplicável e imensurável. Realmente é sem tamanho. Sem igual”, declarou.

Além dela, Damiana Souza, que é mãe do aluno Oliver Clark, também foi uma das que levaram a emoção em suas palavras. “O amor que eu tenho pelo meu filho é uma coisa incondicional. Independente que qualquer coisa, todo dia eu aprendo uma lição nova com ele. É muito gostoso ver a superação dele todos os dias”, disse Damiana, que está na luta há oito anos para cuidar do filho que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – algo novo pra ela.

Dentre as mães que deram depoimento emocionado, Rosiane Nascimento também expressou seu amor pela pequena Mariana. “Eu vejo em Mari o amor de Deus revelado em mim, porque ela foi algo especial em minha vida. Então, eu me dou completamente por ela”, enfatizou Rosiane.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, destacou a importância acerca dos avanços das políticas para as pessoas com deficiência no Paulista. “Eu quero apenas fazer uma reflexão dos avanços que podem até não ser percebidos pela sociedade, mas os avanços estiveram presentes na política para as pessoas com deficiência nos últimos anos, e principalmente nesse período que culminou com algumas ações que vêm sendo trabalhadas”, disse o gestor.

Presente no evento, a deputada Laura Gomes ressaltou o papel do poder público e da sociedade na educação e no cuidado com a pessoa com deficiência. “Todo mundo tem a sua diferença. Todo mundo tem a sua deficiência. Então, essa primeira semana, esse primeiro encontro é importantíssimo, até porque a gente não pode jogar só para a escola este papel. Este papel também é nosso, é do Poder Público, é da escola, é do pai, é da mãe, é do amigo, é de todo mundo, porque eu não entendo isso como uma coisa ruim, entendo como positivismo, dentre tantos avanços que já temos”, declarou a parlamentar.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, ressaltou que esse é um dos compromissos que a gestão do prefeito Junior Matuto tem com a Educação no município. “Observamos que em todos os setores estamos andando bem, estamos avançando, estamos crescendo. Na educação especial não é diferente. Mas, o que é de fundamental importância é esse primeiro encontro das famílias, os pais que têm filhos com algum tipo de deficiência porque são eles que sabem o que é preciso. Cada um tem que ter um olhar diferenciado e nós precisamos discutir isso juntos. Temos que garantir essa inclusão”, disse o secretário.

O prefeito Junior Matuto aproveitou o evento para expressar sua alegria e satisfação pela consolidação de mais um compromisso com as pessoas. “Quero externar minha felicidade e dizer que cada dia que passa a gestão municipal vem exatamente consolidando os compromissos com a população, principalmente com os menos favorecidos. E aí, a secretaria de Educação também ser um instrumento de inclusão social, é pra gente muito gratificante”, finalizou Matuto.