PAULISTA > Notícias > Paulista prepara programação repleta de atividades para marcar a Semana da Pessoa com Deficiência

Direitos Humanos/Cidadania | 17/08/2017

Uma programação repleta de atividades vai marcar a Semana da Pessoa com Deficiência do Paulista. O evento, que conta com ações integradas nas áreas de educação, saúde e assistência social, terá início nesta segunda (21) e segue até a sexta-feira (25.08) em diversos bairros da cidade. A novidade deste ano é o I Encontro das Famílias dos Estudantes com Deficiência, que ocorre no dia 24 de agosto, no SENAC, em Jardim Paulista Baixo.

Será nesse encontro que a estudante universitária Fernanda Barbosa, 34 anos, terá a oportunidade de contar sobre a experiência de ser mãe de uma menina muito especial. A filha dela, Maria Eduarda Machado, oito anos, foi diagnostica com Transtorno do Espectro Autista (TAE). Os desafios enfrentados pela família, a história de amor e superação serão fontes de inspiração para outros pais.

Além deste encontro, a programação do evento conta com panfletagem em vias públicas, palestras educativas, caminhada de sensibilização pelo Centro do município, e serviços de saúde e sociais. A Semana da Pessoa com Deficiência reúne ações de três secretarias de governo: Educação; Saúde; e Políticas Sociais e Esportes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA:

Segunda-feira (21.08) – Das 08h às 12h – Panfletagem de divulgação da Semana da Pessoa com Deficiência, no Pelópidas Silveira, no sentido Paulista/Recife, Centro;

Segunda-feira (21.08) – Das 08h às 17h – Atividades de sensibilização com os pais de alunos nos polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE);

Terça-feira (22.08) – Das 08h às 12h – Evento na USF de Arthur II Baixo com diversos serviços: cadastro para estacionamento acesso/livre, cadastro do CadÚnico, teste de Hanseníase, glicose, saúde bucal, limpeza de pele e cortes de cabelo;

Terça-feira (22.08) – Das 08h às 17h – Palestra com a coordenadora do Núcleo Especial da rede municipal, Bernadete Brandão, no SENAC em Jardim Paulista. O tema é “Deficiente, sim. Ineficiente, não!”;

Quarta-feira (23.08) – Das 8h às 12h – Panfletagem de sensibilização em frente ao Bompreço do Janga;

Quarta-feira (23.08) – Das 08h às 17h – Atividade pedagógica/recreativa com os alunos da educação infantil ao 5º ano. A ação terá o tema “Meu amigo diferente” e acontece nas escolas da rede municipal;

Quarta-feira (23.08) – Das 18h às 21h – Palestra aos professores do EJA, no Centro de Formação – Escola Presidente Kennedy, com a coordenadora do Núcleo Especial da rede municipal, Bernadete Brandão. O tema é: “Deficiente, sim. Ineficiente, não!”.

Quinta-feira (24.08) – Das 08h às 12h – “I Encontro das famílias dos estudantes com deficiência da rede de ensino do Paulista”, no SENAC, em Jardim Paulista. O evento é destinado aos pais, estudantes inclusos na rede e gestores escolares.

Quinta-feira (24.08) – Às 14h – Caminhada da Pessoa com Deficiência pelas ruas do Centro do Paulista;

Sexta-feira (25.08) – Às 14h – Palestra da Semana da Pessoa com Deficiência em Pau Amarelo no Anjo da Guarda (localizado na Rua Barros, s/n, Loteamento Conceição, na PE-22).