PAULISTA > Notícias > Educação apresenta o planejamento estratégico do segundo semestre aos gestores escolares

Educação | 31/07/2017

O auditório da Escola Estadual Polivalente, no bairro de Jardim Paulista Baixo, ficou lotado nesta segunda-feira (31.07) durante o encontro com os gestores escolares da rede municipal. O grupo, que atua como diretor e vice das unidades de ensino, acompanharam uma prestação de contas do primeiro semestre letivo e conheceram o planejamento estratégico que está traçado para a os últimos seis meses do ano. A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Jr, e pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Educacional, Emanuel Souto.

Na ocasião, os secretários fizeram um balanço dos avanços e conquistas do setor. Destaque para a formação continuada dos profissionais e a discussão sobre a base comum curricular com a rede local de ensino. Este último tópico, inclusive, nunca havia sido debatido na cidade, o que torna Paulista referência.

“Após as contribuições dos professores e da comunidade escolar vamos elaborar um documento com a realidade da nossa cidade. Poucos municípios fazem isso porque é mais simples copiar algum modelo existente ou apenas usar as recomendações do Ministério da Educação, mas aqui temos a preocupação de dialogar e construir com a categoria para fazer uma educação cada vez melhor”, o secretário Carlos Jr.

Já neste segundo semestre muitas novidades estão engatilhadas. Os estudantes poderão participar de programas como o Jardineira do Conhecimento, que vai garantir acesso a equipamentos culturais como Museu Cais do Sertão, Paço do Frevo e Sinagoga Kahalzur Israel; o Olhar Paulista para os 1,6 mi estudantes matriculados no EJA, que poderão corrigir problemas na visão com óculos de grau doados pela prefeitura; o Cidade da Educação, que estará voltado ao mercado de trabalho, com orientações sobre a escolha da profissão, beneficiando cerca de mil alunos dos 9º ano; além da entrega dos kits escolares o do desfile cívico, que neste ano vai homenagear o hino com o terá como tema “Paulista fração linda do Brasil”.

Isso sem falar de alguns investimentos que já foram canalizados para ações importantes, como a melhoria no serviço da merenda, o transporte dos alunos e na estrutura física das escolas. Ao longo do recesso do meio do ano, a Educação municipal capacitou às merendeiras, realizou a manutenção dos ônibus escolares e ainda revitalizou algumas unidades de ensino.