PAULISTA > Notícias > Paulista investe R$1,5mi em reformas de escolas municipais

Educação | 26/07/2015

Paulista investe R$1,5mi em reformas de escolas municipais

Como Parte da estratégia de elevar a qualidade de ensino, valorizar os professores e fortalecer a relação entre todos que formam a comunidade escolar, a Prefeitura do Paulista está investindo 1,5 milhão de reais em reformas das escolas da rede municipal. A ação vai beneficiar metade dos equipamentos de ensino, contemplando vários bairros da cidade. Algumas escolas devem receber apenas consertos, reparos e pinturas, outras passam por uma requalificação, com ampliação do espaço e climatização.

O secretário de Educação do município, Carlos Ribeiro Junior, vem acompanhado de perto o trabalho que está sendo feito pela equipe permanente de manutenção da secretaria. E atualmente, oito escolas já foram, ou passam por reformas. Na manhã desta quarta-feira, (26.07) o gestor visitou duas escolas: A Jandira Wanderley, em Engenho Maranguape, onde foram feitos reparos no telhado; revisão da rede elétrica e do sistema hidráulico; instalação de ventiladores, pintura das paredes e recuperação da cisterna. A unidade de ensino atende 208 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Nesta unidade, crianças e professores voltaram das férias bem contentes com o que encontraram: Uma nova escola, que Segundo Carlos Junior, se reflete diretamente na qualidade de ensino. “Se você encontra um espaço limpinho, bonito e adequado, o aprendizado se torna mais fácil e agradável”, pontuou Carlos Junior.

A segunda escola que recebeu o titular da pasta de educação foi a Brigadeiro Aldo Pinho Alves, também no Engenho Maranguape. Esta unidade ainda está passando por reformas, mas os alunos, gestores e mães, já estão se sentindo felizes, porque em breve terão um lugar melhor para a convivência escolar, como enfatizou Ednalda Moraes dos Santos, que também é membro do Conselho Escolar e mãe de João Pedro, de nove anos. “Eu observo que esta gestão tem feito muito pela escola. As bancas novas, programas que fortalecem o aprendizado dos meninos e a gente tá aqui acompanhando que é importante a participação da comunidade e como conselheira eu estou aqui para ver o lado da escola, o lado dos pais e o acompanhamento dos meninos”, avaliou Ednalda.

A vice-gestora da Brigadeiro Pinho, Marcia Pereira, acha que uma estrutura adequada se reflete diretamente na qualidade de ensino. “Essa escola há muito tempo almeja por essa reforma e agora graças a Deus, chegou. Está todo mundo feliz e contente. Só temos a agradecer à secretaria por ter nos dado esse apoio. Com certeza a produção e o ensino, em todos os sentidos, vão melhorar”, agradeceu Márcia.

Além destas reformas nas estruturas das escolas, a Secretaria de Educação do Paulista está investindo fortemente em programas que incentivam a participação da comunidade escolar, animam os alunos no aprendizado e valorizam os professores, tudo isso, segundo Carlos Junior, se reflete em melhoria no índice de aprendizado no município. “Evidentemente, que a estrutura da escola funcionando bem, a iluminação, a climatização, os banheiros, a sala de aula, isso vai rebater positivamente na melhor qualidade de ensino, no aumento do conhecimento do aluno, e na satisfação do professor. Trabalhar em um ambiente mais adequado deixa todo mundo mais feliz”, enfatizou Carlos Junior.