PAULISTA > Notícias > No mês de outubro o Saúde em Movimento irá contemplar mais três comunidades

Saúde | 24/07/2017

No mês de outubro o Saúde em Movimento irá contemplar mais três comunidades

A Secretaria de Saúde do Paulista, através do Programa Saúde em Movimento, já contempla mais de três mil idosos do município. São 28 polos espalhados pela cidade, acolhendo maiores de 60 anos e oferecendo atividades físicas regulares, garantindo a qualidade de vida dos que vivem aqui. Segundo Valdir Santos, coordenador de Saúde do idoso do município, o programa será ampliado, passando a atender mais três comunidades.

Está prevista para o mês de outubro a inauguração de três novos núcleos, que irão beneficiar idosos que residem nas imediações do Forte de Pau Amarelo; Mirueira; e na Comunidade Jardim Velho, em frente ao SESI de Paratibe.

A secretária de Saúde, Fabiana Bernart, revelou que a gestão municipal está empenhada em criar novos polos do programa em outras comunidades. “A nossa intenção é ampliar o Saúde em Movimento nos próximos anos para 100% de cobertura nos territórios. Trata-se de uma estratégia inovadora da prefeitura, porque não usa estruturas físicas, mas aproveita espaços já existentes nas comunidades, trazendo alegria e dinamismo para estes locais”, explicou a gestora.

Além de oferecer exercícios supervisionados e interação social, o Programa Saúde em Movimento também conta com uma unidade móvel itinerante, que realiza exames com um clínico geral e cardiologista (eletrocardiograma). Os idosos dos 28 polos, também recebem um acompanhamento nutricional e aferição de pressão e glicose.

Os interessados em participar da iniciativa devem procurar o posto de saúde da comunidade para se submeter a uma avaliação médica. Após o exame, o idoso estará apto a compor o grupo. As atividades acontecem de duas a três vezes por semana, pela manhã. Os horários variam de acordo com o núcleo.