PAULISTA > Notícias > Projeto executivo de requalificação do Cineteatro Paulo Freire está concluído

Turismo | 30/06/2017

Projeto executivo de requalificação do Cineteatro Paulo Freire está concluído

O Projeto Executivo para a requalificação do Cineteatro Municipal Paulo Freire, um marco histórico da cultura do Paulista, está pronto. O próximo passo para tocar a obra e reformar a estrutura do prédio, localizado no Centro da cidade, é captar recursos e tirar do papel esta requalificação. Os prazos estão estimados em seis meses, a contar de agora, para a cidade dispor de um novo equipamento cultural na cidade.

O projeto arquitetônico desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, foi apresentado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, na manhã desta sexta-feira (30.06), para o secretário Fabiano Mendonça e o presidente da Comissão de Cultura e Educação da Câmara de Vereadores, Tonico Valpassos.

O secretario Executivo de Desenvolvimento Urbano, Paulo Marenga, informou que o projeto foi concebido unindo a modernidade com a identidade histórica da cidade. “O projeto é de requalificação, buscando a modernidade exigida pela atualidade, como a inclinação do piso, para quem estiver na última fila, ter a mesma visibilidade do palco, como também a acessibilidade para os Portadores de Necessidades Especiais, sem abrir mão do conforto e da beleza do prédio. Quanto à fachada, nossa preocupação foi incluir elementos que remeta à identidade da cidade, como a Igreja Santa Elisabeth e o casarão dos Lundgreen”, informou Marenga.

O vereador Tonico Valpassos, convidado a participar da reunião, aprovou de pronto o projeto. “Por mim está aprovado. Aproveito para parabenizar o prefeito Junior Matuto e o Secretario Fabiano Mendonça, porque esta iniciativa de resgatar o cineteatro é também um resgate da cultura da cidade e atende um anseio da população. Os detalhes mostram que tudo foi pensado, desde a fachada ao palco. A acessibilidade, a acústica, a modernidade e a manutenção da identidade. Por todos estes detalhes, aprovo o projeto”, concluiu Valpassos.

Com a conclusão do projeto, o próximo passo é buscar recursos junto ao governo federal, através do Ministério da Cultura. De acordo com o secretário Fabiano Mendonça, a estimativa é de que a cidade receba o novo cineteatro todo reformado até o final deste ano em curso. “Nós já temos o cronograma definido. Como é uma das prioridades do prefeito Junior Matuto, nossa equipe está totalmente dedicada a esta requalificação do Cineteatro. Já temos informações que existem recursos disponíveis no MinC para quem tem projetos viáveis como o nosso. Agora é cumprir o cronograma e no mais tardar, no final deste ano, o prefeito Junior Matuto vai entregar um equipamento bonito, de qualidade, cujo conceito, dialoga com a identidade da cidade”, finalizou.