PAULISTA > Notícias > Encontro reúne gestores da rede municipal de Educação a fim de ampliar a eficiência nos processos pedagógicos

Educação | 13/03/2017

Com a proposta de integrar as equipes gestoras e ampliar a eficiência dos processos pedagógicos na escola, a Secretaria de Educação reuniu 120 gestores, vice-gestores e supervisores da rede municipal. O II Encontro de Gestão Escolar, além de melhorar as condições de aprendizagem em sala de aula, é considerado também um espaço de formação para toda a equipe envolvida no funcionamento das escolas. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (13.03), no auditório do SENAC, em Jardim Paulista Baixo.

O foco do encontro foi apresentar a nova estrutura organizacional da rede e discutir temas como a eficiência pedagógica, a ampliação da interação da escola com a comunidade, democratização da gestão escolar, a formação e a valorização dos profissionais de educação. “Precisamos estreitar, cada vez mais, as relações de trabalho com os gestores escolares. Essa é uma meta da nossa gestão, e, através dela, pretendemos fortalecer o papel desses profissionais, ajudando a tornar o ambiente educacional cada vez melhor”, revelou o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Junior.

O professor Emanuel Solto, secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional, coordenou o evento que teve como principal objetivo aliar a capacitação que já é oferecida aos professores da rede – profissionais que atuam diretamente nas salas de aula – agregando com a formação para gestores e toda equipe envolvida com a organização e funcionamento da escola.

“O evento é muito importante para nós, pois, muitas redes de ensino não se preocupam com a formação de gestores, dificultando a organização do trabalho. Essa prática é inovadora e, com certeza, vai beneficiar muito mais a qualidade pública de ensino, melhorando a qualidade da educação pública como um todo”, ressaltou Edmagdy Gomes, diretora da Escola Municipal Irmã Assunta.

A supervisora escolar Cintia Gonçalves, também comentou sobre a importância do encontro. “Na minha visão, essa é uma forma de organização da secretaria, visando o bom andamento das unidades escolares. Nós estávamos agregando muitas funções ao mesmo tempo e, a medida em que temos uma estrutura bem organizada, cada um com suas atribuições, faz com que a gente possa focar melhor no ensino e aprendizagem da rede”.