PAULISTA > Notícias > Mais uma etapa do Programa Olhar Paulista é realizada no município

Saúde | 15/02/2017

Mais uma etapa do Programa Olhar Paulista é realizada no município

O Programa Olhar Paulista continua contemplando alunos da rede municipal da cidade. Mais uma etapa da iniciativa, que contempla estudantes de seis a 12 anos oferecendo exames oftalmológicos e óculos gratuitos, foi realizada nesta quarta-feira (15.02), na Escola Municipal Comendador Arthur Lundgren, em Paratibe.

Durante o atendimento as crianças passaram por uma triagem, com agentes de saúde escolar, onde foram realizados exames de vista. Cerca de cinquenta alunos foram contemplados. Desses, os que apresentarem alguma alteração na visão, serão encaminhados ao Centro de Visão de Pernambuco (CEVIPE), que funciona na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro do Paulista.

Emilly Clara, nove anos de idade, foi uma das primeiras a passar pela triagem. “Quando estou escrevendo sinto meus olhos arderem e minha vista fica embaçada. Acho que preciso usar óculos e estou animada para escolher logo a minha armação”, disse.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Juliana Silva, os estudantes que já foram contemplados com os óculos continuam sendo acompanhados pelo município. “Além de tudo o projeto garante a continuidade do processo, ou seja, anualmente essas lentes e as armações são trocadas. Vale ressaltar também que a iniciativa tem como um dos principais objetivos ajudar no desenvolvimento escolar desses alunos, que estão apresentando dificuldades no desempenho em sala de aula, supostamente por déficit visual”, completou.

OLHAR PAULISTA - O programa, que foi implantado no município há dois anos, beneficia cerca de 10 mil alunos da rede municipal, com idades entre seis e 12 anos. O trabalho, que é resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde com o CEVIPE, permite que esses jovens passem por um processo de triagem, realizem exames oftalmológicos e recebam óculos, tudo isso gratuitamente. Os beneficiados poderão escolher entre quatro tipos de armação.