PAULISTA > Notícias > Prefeitura e Sinprop perto de acordo sobre reajuste salarial

Administração | 09/02/2017

Prefeitura e Sinprop perto de acordo sobre reajuste salarial

Gestores do governo municipal e representantes do Sindicato dos Professores do Paulista (Sinprop) participaram nesta quinta-feira (09.02) da quarta rodada de negociações da campanha salarial. O debate girou em torno de nove pautas, porém, o destaque ficou para o percentual de reajuste da categoria. Em janeiro, o Ministério da Educação estabeleceu que os salários dos professores tivessem um ganho de pelo menos 7,64%. Apesar do cenário de recessão econômica, a medida já está assegurada pela prefeitura, assim como ocorreu em anos anteriores.

A ideia da gestão municipal é oferecer um reajuste maior do que estipulou o Governo Federal. Esse percentual, inclusive, foi superado em anos passados, alcançando 12% e 13%. Em 2017, o Sinprop pleiteia um aumento de 8%. “Com a orientação do prefeito Junior Matuto, estamos avaliando os impactos financeiros dessa medida para poder fechar um acordo com a categoria”, comentou o secretário de Administração, Alessandro Correia.

Além do debate sobre o reajuste, os gestores e representantes do Sinprop discutiram a respeito do modelo de gestão implementado pela Secretaria Municipal de Educação. O titular da pasta, Carlos Ribeiro Junior, que também participou da mesa, destacou os investimentos da prefeitura na rede a fim de elevar o patamar de qualidade da educação básica.

“Fizemos uma reforma administrativa na secretaria para institucionalizar os setores na educação. Um deles foi o Departamento de Formação, que passará a fazer seleção de professores para atuar na rede. Vamos trabalhar com o conceito da meritocracia, assegurando oportunidade a quem tem mais qualificação e experiência. Acabou a indicação”, revelou Carlos R. Junior.

Ainda participaram da rodada de negociação, o secretário-executivo de Políticas Educacionais, Emanuel Souto; o coordenador do Departamento de Formação, Inaldo Ferreira; o gestor do Jurídico da Educação; Frederico M; além do presidente do Sinprop, Gilberto Sabino; o vice-presidente do órgão, Alexandre Magno, entre outros integrantes da entidade classista.