Segurança e Mobilidade | 26/01/2017
Moradores de Maranguape I são contemplados com diagnósticos gratuitos de Hanseníase
Compartilhe esta notícia:
As ações do projeto “Cidadania na Praça” continuam beneficiando os moradores do bairro de Maranguape I. Nesta quinta-feira (26.01), quem compareceu a Unidade de Saúde da Família da comunidade, teve a oportunidade de participar de avaliações médicas gratuitas. No local a dermatologista Mecciene Mendes realizou exames de pele nos moradores diagnosticando manchas que podem ter algum tipo de relação com a Hanseníase. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura. O tratamento é gratuito e pode ser feito na rede pública de saúde.
Cerca de 90 pessoas passaram pela avaliação médica, dessas, três foram diagnosticadas com a doença, sendo uma delas uma criança. Elas receberão o tratamento, disponibilizado pelo município, na Unidade de Saúde mais próxima das suas casas. De acordo com a dermatologista a ação tem o objetivo de esclarecer o assunto para o público, que na maioria das vezes, não sabe identificar certos tipos de manchas.
“Essas pessoas precisam saber que a Hanseníase é uma doença infecciosa como outra qualquer, que tem cura, e que o paciente passa a levar uma vida normal após o tratamento. Hoje em dia, além do processo ser mais acessível, estamos caminhado para que os casos da doença sejam controlados”, explicou.
Quando soube que seriam realizados atendimentos gratuitos no bairro, o senhor Rubens Fonseca, 55 anos, correu para fazer a consulta. “Há quatro dias apareceu na minha perna uma mancha avermelhada e dolorida. Fiquei preocupado e vim correndo aqui para receber um diagnóstico certo, e se for o caso, começar a me tratar”, disse.
Quem ainda não foi contemplado e deseja se beneficiar com as ações do “Cidadania na Praça” poderá comparecer, nesta sexta-feira(27.01), a partir das 8h, na Praça Emílio Russel, onde será disponibilizada a emissão de documentos (a partir da 2ª via), como RG, certidão de casamento, nascimento e óbito. Também serão oferecidos exames de próstata, mamografia e serviços como aferição de pressão e glicose.
A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, também oferece à população uma ajuda da equipe da Justiça Arbitral do Estado de Pernambuco – JAEPE – para resolver pendência da Compesa, Celpe, operadoras de telefonia, questões de divórcio, casamento, entre outros. Tudo isso gratuitamente.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo