PAULISTA > Notícias > Idosos de Maranguape I passam a contar com novo polo do Programa Saúde em Movimento

Saúde | 14/12/2016

Atividade física regular, alimentação saudável e cuidados médicos são, comprovadamente, fortes aliados para garantir longevidade com qualidade de vida. E o Programa Saúde em Movimento, da Prefeitura do Paulista, se baseia nesta certeza para ampliar o número de espaços e acolher o maior número de idosos, oferecendo exercícios supervisionados, atendimento médico e interação social. Com a inauguração de mais um núcleo de atividades do programa, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (14.12), na Rua 22, em Maranguape I, já são mais de três mil pessoas da terceira idade beneficiados, em 28 polos espalhado pela cidade.

O auditor fiscal aposentado Wellington Cavalcanti Lima, 70 anos, é um dos novos participantes do programa. Ele contou que neste local, antes abandonado, existia muito perigo para a comunidade. “Quando o prefeito esteve aqui, na época da campanha, pedimos que o prédio do antigo CEPAC fosse transformado numa praça, justamente para acabar com o ponto de drogas que existia aqui. Ele se comprometeu em fazer, mas enquanto isso não acontece, já achou utilidade para o espaço, transformando num polo do Saúde em Movimento. Resultado, nos moradores estamos bem satisfeitos com essa decisão”, afirmou.

O prefeito Junior Matuto prestigiou a primeira aula do novo polo. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso com a comunidade, destacando o empenho da gestão com o segmento da terceira idade. “Essa é uma política de governo, de gestão, que é da vida a vida das pessoas. O Saúde em Movimento não é apenas um programa voltado à saúde, mas também um espaço de interação social. E esse novo polo tem um gostinho especial pra mim porque é fruto de um compromisso ainda maior que fizemos com a comunidade”, comentou.

A secretária de Saúde, Fabiana Bernart, revelou que a gestão municipal está empenhada em criar novos polos do programa em outras comunidades. “A nossa intenção é ampliar o Saúde em Movimento nos próximos anos para 100% de cobertura nos territórios. Trata-se de uma estratégia inovadora da prefeitura, porque não usa estruturas físicas, mas aproveita espaços já existentes nas comunidades, trazendo alegria e dinamismo para estes locais”, explicou a gestora.

As aulas do polo de Maranguape I vão acontecer sempre as quarta e sexta, a partir das 6h. Os interessados em participar da iniciativa devem procurar o posto de saúde da comunidade para se submeter a uma avaliação médica. Após o exame, o idoso estará apto a compor o grupo. O coordenador da Saúde do Idoso do município, Valdir Santos, explicou que os benefícios do programa vão além da qualidade de vida. “Tem muitos idosos que enfrentavam problemas com depressão, pela perda de entes queridos ou por conta da saída dos filhos de casa, mas aqui essas mesmas pessoas encontram um novo motivo para sonhar em dias melhores, fazendo amizades, curtindo a vida e cuidando do bem-estar”, pontuou.