PAULISTA > Notícias > Paulista realiza ações para prevenir e combater à tuberculose

Servidor | 20/03/2014

Paulista realiza ações para prevenir e combater à tuberculose

Em alusão ao dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado anualmente no dia 24 de março, a Secretaria de Saúde do Paulista promove na próxima terça-feira (25.03) e quinta-feira (27.03) uma ação preventiva e educativa. A iniciativa denominada “Está na hora de se tratar, tuberculose pode matar” acontece em quatro instituições da rede municipal de ensino. Já na terça-feira (25.03), a partir das 8h30, os alunos da escola Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo, terão a oportunidade de conhecer melhor as maneiras de se prevenir contra a doença. Na ocasião serão ministradas palestras alertando os alunos sobre a prevenção e sintomas da enfermidade, além da realização de jogos educativos e exames de baciloscopia que serão disponibilizados no local. Ainda na terça- feira, a partir das 14h, o trabalho contemplará a escola Suzy Régis, na Jaguarana. Na quinta-feira (27.03) é a vez dos alunos das instituições de ensino Presidente Kennedy e Brigadeiro Aldo Pinho Alves, localizadas nos bairros da Aurora e Engenho Maranguape, respectivamente, receberem os serviços de alerta e prevenção contra a tuberculose. A iniciativa é fruto de parceria entre os governos municipal, estadual e o Centro de Endemias e Análises Médicas (CEAMP). A doença - A tuberculose é uma enfermidade grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos. O agravo mata aproximadamente 4.500 pessoas no Brasil, a cada ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Pernambuco ocorrem, em média, 380 óbitos por ano (segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade/SIM). Em Paulista, 149 casos novos foram registrados nos dez primeiros meses do ano.