Segurança e Mobilidade | 05/12/2016
Prefeito Junior Matuto vai à SDS em busca de reforço na segurança do Paulista
Compartilhe esta notícia:
O prefeito do Paulista, Junior Matuto, se reuniu na tarde desta segunda-feira (05.12), com o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, para dar boas vindas ao secretário que assumiu a pasta há dois meses e para mostrar os investimentos exitosos na área de combate à violência no Paulista, como a criação do programa “Crack, é possível vencer” e a instalação do Centro Integrado de Segurança, com o videomonitoramento, instalado como projeto piloto no bairro de Maranguape I, que zerou o número de homicídios no bairro.
Aproveitando a oportunidade, Matuto solicitou ainda um reforço na segurança da cidade, que apesar dos esforços, ainda carece de ações mais efetivas. “Apesar de a segurança ser uma obrigação do Estado, não podemos tratar a violência como lixo embaixo do tapete. Tudo acontece dentro do município, estamos assumindo responsabilidades no processo. Por isso viemos procurar o titular da segurança e mostrar que caímos pra dentro do problema e estamos fazendo nossa parte.” Adiantou Junior, que saiu otimista do encontro. “O secretário está disposto a reforçar o que está dando certo, portanto, é um aceno importante para fortalecer nossos programas.”
Ângelo Gioia parabenizou o prefeito pela iniciativa de procurar a SDS, por mostrar as experiências que estão sendo colocadas em prática no combate a violência e assegurou que é do interesse do Estado fortalecer as parcerias com os municípios. “Sou técnico e entendo que este seu gesto é fundamental para reforçar nossas parcerias. Noto que a sua vinda aqui para mostrar o que está sendo feito é um exemplo que deve ser seguido por outros prefeitos. Fortalecer as parcerias vai nos ajudar muito a oferecer mais segurança para a população,” avaliou Gioia.
O Secretário Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, participou da reunião e levou um convênio que efetiva a cessão do prédio onde funcionará a sede do 17º Batalhão da Polícia Militar. O documento será avaliado pelo jurídico da SDS, e posteriormente assinado pelo titular da pasta de segurança estadual.
Alencar também convidou Gioia para participar do lançamento de um novo serviço de comunicação entre a população e a segurança: trata-se de um telefone de emergência – 153, uma linha direta onde os moradores poderão denunciar as ocorrências de violência em tempo real.
O comandante do 17º BPM, Tenente Coronel André Ângelo, também acompanhou o encontro e afirmou que o comando assiste a seis municípios do litoral norte, mas reconhece que Paulista saiu na frente implantando programas de combate a violência, com investimentos em ações eficazes, como o Programa Segurança Conectada.
O serviço funciona com uma Central de Videomonitoramento composto por 15 câmeras e tem o suporte de um programa de Motopatrulhamento com dez motos e 20 PMs – batizado de Garupa. A estrutura operacional é resultado de uma parceria firmada pela Prefeitura do Paulista e a Secretaria de Defesa Social, através do 17.º Batalhão da Polícia Militar.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo