PAULISTA > Notícias > Em Paulista, Casa da Juventude vira referência no estado e recebe visita de Secretária Nacional

Políticas Sociais | 31/10/2016

Uma solenidade repleta de emoção e simbolismo marcou à tarde desta segunda-feira (31.10) na cidade do Paulista. Na ocasião o prefeito Junior Matuto e a secretária nacional da Juventude, Roberta Pires, visitaram a Casa da Juventude do município, localizada no bairro de Maranguape II. O local, que atende cerca de 200 jovens em situação de vulnerabilidade social é considerado referência no estado. Durante o evento, apresentações de grupos de percussão, artes marciais e muita música, contagiaram o público.

De acordo com a secretária nacional, a sua passagem por Pernambuco não poderia ter tido surpresa melhor. “Conversando com o secretário executivo de Políticas para Crianças e Juventude do Estado, João Suassuna, fiquei sabendo que a Casa da Juventude do Paulista é uma grande referência para Pernambuco, pelo belíssimo e competente trabalho que realiza. Então eu fiz questão de conhecer pessoalmente como esse projeto funciona aqui, para que possamos levar esse exemplo para todo o Brasil”, ressaltou Roberta.

Quem também esteve presente no evento foi o aluno de taekwondo, Jonas Cauã, 12 anos de idade, ele revelou que depois que começou a freqüentar o local aprendeu a se comportar melhor. “Antes eu era muito brigão. Não tinha respeito pelos outros. As aulas aqui na casa me ajudaram a ser mais disciplinado e calmo. Hoje meu sonho é ser um atleta”, completou.

Emocionado, o prefeito Junior Matuto disse que o lugar é um marco para a cidade no que diz respeito ao incentivo às políticas voltadas para a infância e a juventude. “Estamos muito felizes em poder ser um exemplo de trabalho com seriedade para outras pessoas. Esse lugar é uma casa de sonhos que estão virando realidade. Muitos alunos daqui já seguem uma vida diferente de antes e isso é o que mais importa. Muitos deles já estão até trabalhando no ramo da música, com artistas do cenário pernambucano. Isso nos enche de orgulho e nos dar ainda mais força para seguir em frente. Também compareceram a solenidade, o ex-secretário de Políticas Sociais Esportes e Juventude do Paulista, Augusto Costa, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, a gerente estadual de Juventude, Adriana Luz e o coordenador estadual do Programa Casas da Juventude, Antônio Mendes.

Sobre a iniciativa - A primeira Casa da Juventude do Paulista, que foi inaugurada em janeiro de 2014, fica localizada na Rua 77, nº 363, em Maranguape II. O espaço conta com salas climatizadas, onde são oferecidas aulas de informática, cursos profissionalizantes, palestras, além de sala multimídia e uma área para o ensino de noções de percussão e artes marciais. O local, que atende jovens com idades entre 15 e 29 anos, funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com atividades esporádicas das 20h às 22h. Os interessados em participar do projeto devem procurar a coordenação do lugar. No total, seis profissionais da Prefeitura atuam na realização de atividades, tanto dentro do espaço quanto nas comunidades vizinhas.