Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Culto aos mortos é tradição sedimentada na história do Cristianimo

Cultura | 02/11/2016

Culto aos mortos é tradição sedimentada na história do Cristianimo

Compartilhe esta notícia:

 

O Feriado de Finados, celebrado anualmente no dia 2 de novembro, é um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, que considera esta data como um momento especial para relembrar a memória dos mortos, bem como, rezar pela alma deles.

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. Mas o dia de Finados só foi oficialmente instituído pela igreja católica no século X. Com o passar do tempo, a celebração ultrapassou seu aspecto religioso, para revelar uma feição emotiva: a saudade de quem perdeu os entes queridos.

No Brasil, a celebração de finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão aos cemitérios limpar e pintar os jazigos da família. No dia reservado para cultuar a memória daqueles que já partiram, os visitantes cumprem o ritual de levar flores para depositar nas lápides, acender velas e rezar pela alma dos que já faleceram. Também é comum que sejam feitas missas em honra ao dia.

Diferentes religiões abordam este dia de forma distinta, não sendo um dia celebrado pelas pessoas de todas as religiões, a exemplo do protestantismo que não cultiva o hábito de orar pelos mortos, e por esse motivo não comemora a data.

 

 


Imagens:

Compartilhe: