Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > “Dia de Todos os Santos” comemorado em 1° de novembro

Cultura | 31/10/2016

“Dia de Todos os Santos” comemorado em 1° de novembro

Compartilhe esta notícia:

Na Igreja Católica, primeiro de novembro, é o Dia de Todos os Santos, a data celebra as pessoas que morreram em estado de graça e não foram santificadas.

A Igreja Católica busca aproximar os seus fiéis de Deus. Os santos celebrados nesse dia foram pessoas de carne e osso que tiveram condutas exemplares durante a vida terrena. Dessa forma, a Igreja procura mostrar às pessoas que todos têm potenciais para tornarem-se santos.

O Dia de Todos os Santos não é feriado nacional no Brasil.  Muitas pessoas vão à igreja para assistir a missas especiais em celebração aos santos. Outras ainda procuram ir aos cemitérios para limpar os túmulos, enfeitando com flores, e deixando-os prontos para o dia seguinte, 2 de novembro, dia de Finados. 

 

A origem da expressão “Santo do Pau Oco”

Na linguagem popular, a expressão “santo do pau oco” significa uma pessoa falsa, dissimulada, mentirosa. Expressão típica e muito usada no Brasil há séculos. 

Até chegar a essa conotação precisamos esclarecer que a origem da expressão mítica é derivada de aspectos históricos. No final do século XVII e começo do século XVIII, período colonial, o Brasil estava no auge da mineração e o ouro - principal produto. 

Os mineiros, em Minas Gerais, para tentar escapar dos altos impostos fabricavam imagens de santos em madeira oca, para que pudessem colocar dentro das peças ouro em pó e com isso burlar a fiscalização da Coroa Portuguesa. Governadores, escravos e padres participam do contrabando. Além do ouro, os contrabandistas recheavam o “santo oco” com moedas, pedras preciosas para Portugal e outros lugares do Brasil. 

 


Imagens:

Compartilhe: