PAULISTA > Notícias > 1° Pedalada Rosa do Paulista mobiliza mulheres ciclistas contra o câncer de mama

Saúde | 27/10/2016

Na manhã desta quinta-feira (27.10), a mulherada tomou conta das principais avenidas do bairro do Janga, em Paulista. Um passeio ciclístico, batizado de 1.º Pedalada Rosa, fez parte do calendário de atividades da Prefeitura alusivas ao Outubro Rosa. Os trabalhos buscam a conscientização da população a respeito do câncer de mama.

Um grupo de aproximadamente 50 ciclistas entre mulheres, homens e crianças compareceu ao evento com suas bikes enfeitadas com adereços no tom rosa. Em clima de descontração, antes da saída do ponto de concentração, o pessoal se concentro na Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro. As pessoas presentes desfrutaram de um café da manhã saudável, com frutas regionais.

“Nós como funcionários da unidade ficamos satisfeitos em realizar esse evento, que estimula as mulheres da comunidade a adquirirem hábitos saudáveis e a buscar informação sobre o câncer de mama e outras doenças”, ressaltou a coordenadora do Pedalada Rosa e enfermeira Rosemary Duarte.

Além do café saudável, quem compareceu ao local pode aferir a pressão antes de realizar o passeio. Durante o trajeto um carro de som acompanhou o público tocando a paródia da música show das poderosas da cantora Anita. A letra da canção foi adaptada com base em informações educativas que incentivam o autoexame.

Os homens também foram convocados para a ação, o personal trainer, Senir Sampaio, 47 anos, participou do passeio e fez um alerta para os homens. “Eventos como o pedalada divulgam os cuidados com a saúde e a necessidade dos homens também se cuidarem e realizar os exames”.