PAULISTA > Notícias > Referência no automobilismo nacional, Bia Figueiredo conhece projeto de educação no trânsito em Paulista

Educação | 25/10/2016

Destaque no automobilismo nacional, a piloto Bia Figueiredo, 31 anos, esteve nesta terça-feira (25.10) em Paulista, na Região Metropolitana, para conhecer detalhes do projeto Condutores do Amanhã – uma ação pioneira em Pernambuco que investe na educação do trânsito para transformar estudantes da rede municipal em motoristas conscientes no futuro. A visita ao kartódromo – local das aulas práticas e teóricas das crianças – contou com participação de representantes da Prefeitura, Detran e Federação Estadual de Automobilismo (FPA). A ideia é de que a iniciativa sirva de modelo para outras cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante a visita ao kartódromo, Bia Figueiredo acompanhou as atividades na pista de simulação. Ela ficou satisfeita com a iniciativa. “Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em 2013, o Brasil era o quatro País com mais mortes no trânsito. Esse é um dado muito preocupante, por isso, iniciativas nesse sentido são fantásticas. Esse é um projeto que precisa ser desenvolvido em outras cidades, em outros estados”, destacou Bia Figueiredo, que começou a pilotar kart aos oito anos e, atualmente, disputa a categoria Stock Kar. Ela já conquistou prêmios importantes na Fórmula Indy Ligths, Fórmula 3 e Fórmula Renaut.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, disse que o Condutor do Amanhã chama a atenção de quem sonha por um trânsito mais seguro pelo importante papel social com as crianças. “Estamos felizes de receber a visita da piloto Bia Figueiredo, que é uma referência no automobilismo brasileiro. Isso é a prova de que estamos desenvolvendo um projeto de alto nível e com grande capacidade de preparar os motoristas do futuro. Graças à parceria com o Detran e a FPA, vamos contribuir para um trânsito mais seguro e menos oneroso para estado amanhã, servindo de modelo para outras cidades”, frisou.

Desde que foi implantado na rede municipal, o Condutor do Amanhã vem oferecendo conteúdo teórico para os alunos, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os desafios e os perigos do trânsito. Os estudantes receberam informação em sala de aula, por parte dos professores, que por sua vez foram formados por uma equipe do Detran.

No kartódromo, os alunos recebem orientações de educadores, passando por noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas. Na pista, que simula uma via comum, a garotada pode colocar às recomendações em prática, à frente de três carrinhos elétricos e bicicletas.

O gestor do Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, revelou que o Detran tem investido na educação no trânsito como forma de salvar vidas e diminuir as despesas com acidentados. “O investimento que fizemos para viabilizar esse kartódromo em parceria com a Prefeitura e Federação é menor que o valor gasto pela Secretaria de Saúde com o tratamento de uma única vítima de trânsito”, comentou. Na ocasião, ele representou o presidente do Detran/PE, Charles Ribeiro.

Estão sendo contempladas as turmas do ensino fundamental anos iniciais, que compreende a faixa etária de 07 a 09 anos. As aulas acontecem sempre às segundas, terças e quartas-feiras, envolvendo 48 alunos por manhã. A expectativa é de que o “Condutor do Amanhã” beneficie 1,8 mil estudantes por ano da rede local de ensino.