PAULISTA > Notícias > Paulista sela parceria e implanta programa inovador para dar salto de qualidade na educação

Educação | 06/10/2016

Paulista será o segundo município da Região Metropolitana a implantar o Programa Qualiescola – Anos Iniciais, que visa melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas da rede, por meio de um conjunto de ações articuladas. A iniciativa vai beneficiar educadores e estudantes do 3º ao 5º ano. Nesta quinta-feira (06.10), profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram de um evento no SENAC, em Jardim Paulista, para conhecer mais detalhes e tirar dúvidas sobre o programa, que é fruto da parceria entre a administração municipal, Fiat/Jeep e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

Os primeiros passos para implantação do Qualiescola já foram dados com a indicação dos profissionais da rede que serão responsáveis pela formação do corpo docente municipal. Nos meses de novembro e dezembro, eles vão passar por um processo de aperfeiçoamento de técnicas educacionais para poder compartilhar o aprendizado junto aos demais servidores. A ideia é de que esses formadores comecem o próximo ano colaborando com a elevação da qualidade de ensino nas escolas da rede, tendo como foco a formação em Matemática e Língua Portuguesa.

Ao longo dos próximos três anos, o Qualiescola vai contribuir com a formação dos professores, por meio de oficinas e de estudo com material de apoio, e com a gestão escolar, oferecendo assessoria aos responsáveis pelas unidades de ensino. Destaque também para implantação da metodologia de avaliação do desempenho escolar nas unidades de ensino e do reforço didático aos estudantes com materiais de qualidade e alto nível. Em Igarassu, primeira cidade da RMR beneficiada, a iniciativa já conseguiu melhorar os índices da educação básica.

Responsável pela abertura do evento, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, revelou a importância do programa para a rede municipal. “Paulista conta com educadores dedicados e compromissados com a qualidade do ensino público oferecido na rede municipal. Isso nos deixa seguro de que esse programa terá êxito em nossa cidade, principalmente, porque estamos com investimentos e ferramentas concretas que vão garantir um futuro melhor para os nossos estudantes e os profissionais do setor”, comentou, lembrando-se em seguida da gestão do ex-governador Eduardo Campos que fez uma série de investimentos na área educacional, alcançando, anos depois, o patamar mais elevado da educação básica no País.

Ainda participaram do encontro no SENAC, profissionais da Secretaria Municipal de Educação; a coordenadora geral do Instituto Qualidade na Educação (IQE), Iran Freitas; e a representante da Fiat, Erika Souza.

AÇÃO – O Qualiescola faz parte dos projetos de contrapartida social da fábrica da Fiat. Atualmente, 17 municípios estão sob a influência do polo automotivo instalado em Goiana, na Zona da Mata Norte. Quatro deles no estado da Paraíba. Os demais em Pernambuco.