PAULISTA > Notícias > Paulista intensifica exames de mama durante Outubro Rosa

Saúde | 07/10/2016

Paulista intensifica exames de mama durante Outubro Rosa

Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Por conta disso, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde, intensifica a realização de exames gratuitos na unidade móvel equipada com mamógrafo. A van do projeto “Amigo do Peito” vai visitar várias unidades de saúde oferecendo a mamografia.

O atendimento é feito das 8h às 12h. O público alvo são mulheres com mais de 40 anos de idade, mas também é aconselhado para aquelas que estiverem com dores na região da mama ou possuírem familiares que já tiveram a doença. As mulheres que se submeterem ao teste receberão o resultado em até 30 dias nas unidades de saúde que referenciaram a avaliação médica.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Confira abaixo o cronograma de visitações da unidade móvel:

Dia 07.10 – USF Edgar Alves I – Endereço: Endereço: Rua Castelo Branco – Engenho Maranguape

Dia 10.10 – USF Maria Farinha ( Ana Nery) – Endereço: Rua Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, número 270, Maria Farinha

Dia 14.10 – USF José Borges II – Endereço: Avenida 2 Alameda

Dia 17.10 – USF Nobre – Endereço: Rua do Nobre s/n, Clube Municipal

Dia 21.10 – USF Arthur Lundgren I – Endereço: Rua Belo Jardim, próximo à Associação de Moradores