PAULISTA > Notícias > Gestores do Paulista discutem projeto de duplicação da PE-01 e Ponte do Janga em Olinda

Infraestrutura | 04/10/2016

Representantes das prefeituras do Paulista e de Olinda e dos governos de Pernambuco e da União estiveram reunidos nesta terça-feira (04.10) para discutir detalhes sobre a obra de duplicação da PE-01 (Av. Cláudio Gueiros Leite) e da Ponte do Janga. No encontro, que ocorreu na sede da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Olinda, foram abordados temas ligados à compensação ambiental, licenças para execução do serviço e a compatibilidade com as demais intervenções viárias que estão sendo feitas na região. Um grupo de moradores da Orla de Olinda também participou da reunião.

O ponto alto do debate diz respeito ao trecho da duplicação da Ponte que supera os limites do Paulista, chegando à cidade vizinha de Olinda. Para realizar a intervenção, será necessário suprimir um trecho de mangue da Bacia do Rio Paratibe que fica entre os dois municípios. A autorização já foi dada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Agora, os gestores da Prefeitura do Paulista aguardam a licença por parte da cidade Patrimônio da Humanidade para dar continuidade à execução da obra.

Durante a reunião, o secretário de Infraestrutura do Paulista, Tiago Magalhães, tirou dúvidas sobre o projeto em execução e deu detalhes sobre a compensação ambiental. Ele informou que a prefeitura vai fazer o replantio do mangue numa área de mais de 1,1 mil metros quadrados. A definição do local – que vai ficar em território do Paulista – atendeu a todos os critérios técnicos exigidos pela CPRH.

Outro ponto destacado pelo gestor municipal é de que a obra será entregue à população possibilitando que outras intervenções promovidas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), através da Via Metropolitana, ou pela Prefeitura de Olinda, por meio da Av. Ministro Marcos Freire e a Av. Carlos de Lima Cavalcante, não sejam comprometidas, já que o projeto viário realizado em Paulista estará em consonância com os demais projetos previstos para a área. O secretário esteve acompanhado do Executivo de Infraestrutura, Pedro César.

Ainda participaram do encontro, gestores das secretarias de Meio Ambiente; Obras e Trânsito de Olinda; representantes do Conselho Gestor da Orla de Olinda; Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab); Agência Estadual de Meio Ambiente; e Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

OBRA – Está em execução desde o primeiro semestre deste ano, a duplicação da rodovia PE-01 e Ponte do Janga atende um desejo antigo da população das cidades de Paulista e Olinda. A obra faz parte de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo do Estado. Estão sendo destinados R$ 16 milhões para o serviço, que contempla 4,5 km, da Ponte até a entrada do Conjunto Beira-mar. A expectativa é de que a intervenção seja concluída no primeiro semestre do próximo ano.