Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Como renovar a pintura da casa gastando menos

Finanças | 19/08/2016

Como renovar a pintura da casa gastando menos

Compartilhe esta notícia:

Em época de crise, realizar a pintura da própria casa é mais uma forma de aliviar os gastos. Sem dinheiro para contratar um profissional você não precisa esquentar a cabeça e pode assumir essa responsabilidade com a família. Basta seguir as dicas abaixo:

 

1. Faça uma mistura das tintas da mesma cor

 

Calcule a quantidade necessária de tinta, misture tudo em um recipiente e só depois comece a pintura. Isso porque uma tinta da mesma cor, porém de lotes diferentes, podem gerar diferenças de tonalidade.

 

2. Aplique papelão no piso

 

Plásticos demoram a secar, rasgam, grudam no pé, melam tudo. Então, na hora de cobrir o chão, o mais indicado é usar papelão ondulado, é barato e absorve a tinta fazendo com que ela seque mais rapidamente. Além de ser sustentável, né?

 

3. Observe a previsão do tempo

 

Se o clima estiver muito úmido, a tinta terá maior dificuldade para secar. Se tiver seco ou quente, a tinta não espalha e pode deixar manchas na sua parede, por isso evite pintar em dias com umidade menor que 10%.

 

4. Limpe bem as superfícies

 

A limpeza é essencial para evitar falhas. Se a parede estiver suja coloque água e detergente. Em casos de mofo use água sanitária. Para remover riscos de hidrocor utilize álcool. Quando a parede estiver com marcas de caneta a alternativa é lixar.

 

5. Isole o rodapé

 

Pegue uma fita crepe grossa e cubra o rodapé. Remova o pó da parede para facilitar a adesão da fita e passe uma régua para melhorar a aderência. Comece pintando do centro da parede e arraste o pincel em direção ao rodapé. Desse modo, o pincel não chega tão úmido na fita.

 

6. Proteja as dobradiças

 

A cor da porta também pode ser mudada. Mas é preciso proteger as dobradiças. Quer sabe como? Coloque um pouco de vaselina líquida nas dobradiças para deixá-las oleosas, impendido que a tinta grude.

 

7. Cuidado para não sujar as maçanetas

 

A orientação é fazer uso de papel alumínio.

 

8. Raspe as janelas

 

As molduras da janela podem ser protegidas com fita crepe, mas os vidros são mais simples de cuidar. Para evitar que eles fiquem muito sujos, passe o rolo na direção contrária a janela. Se mesmo assim caírem alguns pinguinhos, é só passar uma espátula (é aconselhável usar a de plástico) para remover a tinta seca.

 

9. A importância do pincel

 

O rolo não é o mais indicado para pintar os cantos até porque eles não possuem a delicadeza que essa região precisa. Para os lugares onde o rolo não alcança, utilize um pincel que melhore o acabamento.

 

10. Adote a técnica do W

 

Para uma pintura homogênea, utilize a técnica do W. Pintar em linha reta dá mais trabalho na hora de concluir uma parede inteira. Se fizer blocos começando com um W em pé você terá total controle da quantidade de tinta no trecho que está sendo trabalhado.

 

11. Detalhes finais

 

Comece passando o pincel nos limites da parede. Antes de secar, já complete a área com o rolo. Espere três horas e repita a aplicação. A segunda mão elimina as diferenças entre os cantos pintados com pincel e o que foi pintado com o rolo.


Imagens:

Compartilhe: