Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Consumo de chocolate amargo traz benefícios para o coração e cérebro humanos

Saúde | 09/08/2016

Consumo de chocolate amargo traz benefícios para o coração e cérebro humanos

Compartilhe esta notícia:

Chocolate é uma preferência nacional. Para 42% da população brasileira, quando dá vontade de comer um doce, chocolate é o primeiro a ser escolhido. Mas além de matar o desejo por algo açucarado, essa iguaria pode trazer benefícios para a saúde.  Médicos indicam, inclusive, que O consumo regular de chocolate amargo, com um percentual superior a 70% de cacau, pode nos ajudar a manter-nos acordados e favorecer o aprendizado.

 

Entre os benefícios que o chocolate amargo traz à saúde está a redução de até 20% do risco de sofrer um acidente vascular cerebral. Além disso, o consumo regular dessa especiaria ajuda a reduzir o colesterol “ruim” no sangue, a pressão arterial e, portanto, reduz notavelmente as chances de chegar a ter algum tipo de doença no coração.

 

Apesar de ser chocolate, o tipo amargo é um alimento que provoca uma grande saciedade, o que reduz os desejos de consumir outros alimentos que podem provocar o aumento de peso. Outra curiosidade é, mesmo que não esteja completamente confirmado cientificamente, acredita-se que o consumindo com frequência pode ajudar a combater o diabetes, porque aumenta a sensibilidade à insulina.

 

Outro benefício do chocolate amargo é que entre os seus componentes está a teobromina, que atua sobre o nervo vago, a parte do cérebro que provoca os ataques de tosse. E como já era esperado, quando uma pessoa está deprimida, desanimada ou estressada, recomenda-se consumir uma boa barra de chocolate. Isso fará com que ela se sinta melhor, sendo é uma boa ideia manter em mãos algumas barras.

 

O chocolate amargo também tem propriedades anticoagulantes, o que significa que são de grande ajuda para melhorar a circulação sanguínea, oferecendo resultados muito parecidos com os efeitos das aspirinas. Com o sangue circulando melhor, acredita-se que o doce acaba contribuindo a visão, por exemplo.

 

E como se não bastassem tantos benefícios, segundo algumas pesquisas, o aumento do fluxo de sangue no cérebro nos faz sentir mais alertas e despertos, facilitando, desta maneira, a aprendizagem. Neste caso, no entanto, é indispensável saber que o chocolate que tem todas essas propriedades é o negro ou amargo, já que apresenta uma boa quantidade de flavonoides. O chocolate que mais contém flavonoides é o composto por, pelo menos, setenta por cento de cacau.


Imagens:

Compartilhe: