Direitos Humanos/Cidadania | 05/08/2016
Conheça os lados positivos e negativos de morar sozinho
Compartilhe esta notícia:
Chega uma fase na vida que se tornar independente é um sentimento que começa a aparecer. Muitas jovens querem adquirir sua independência, mas existem alguns fatores que podem gerar algumas dúvidas e até medo, por isso, é preciso analisar o que pode ser positivo ou pode eventualmente tornar-se um problema.
Para você tomar uma atitude desta, você deverá ter certeza que tem condições de se manter sozinha, isto é, ter dinheiro suficiente para pagar suas dívidas e suas despesas mensais. Gastar demais e depois correr atrás dos seus pais para pedir ajuda é um sinal de fracasso e de irresponsabilidade. Portanto, quando decidir morar sozinha, faça-o de maneira consciente e responsável.
De acordo com a auxiliar de serviços gerais, Rosângela Alves, 38 anos, os lados positivos superam os negativos, mas não há nada que preencha os momentos de solidão que quem mora sozinha enfrenta. “Eu gosto da minha liberdade e do fato de não ter que dar satisfação a ninguém, mas sinto muito falta de conversar e compartilhar os momentos do meu dia a dia com outra pessoa”, disse.
O lado bom e o lado ruim
– Dormir é definitivamente uma das atividades que mais se desfruta. Às vezes, por causa do trabalho, faculdade ou ter passado uma longa noite em uma festa, você precisa relaxar um pouco mais e estando sozinha não tem que pedir permissão para fazê-lo ou esperar que sua mãe ou pai fique chateado porque já são 10 horas da manhã e você ainda não acordou pra cuidar da vida. Esse seria o lado bom. Por outro lado, quando você acordava sua roupa já estava lavada, passada e seu café ou almoço pronto. Se você dormir muito não terá tempo de arrumar suas coisas antes de voltar para escola ou trabalho.
– Cozinhar é uma das partes mais irritantes, mas, felizmente, existem lanchonetes e seus deliciosos lanches. Caso queira você mesmo fazer é só ter em mãos algumas receitas e a intenção de aprender. Provavelmente, se a sua mãe estivesse por perto você teria de cumprir horários do café da manhã, almoço e jantar; e os lanches jamais seriam algo para comer como uma refeição principal.
– Sair, entrar, ir dormir na casa de uma amiga, isso será normal, as permissões não serão necessárias, não precisará ouvir xingamentos no dia seguinte. Porém não se pode perder a consciência que estamos vivendo dias de violência. Hoje em dia ficar até altas horas na rua, correndo perigo de morte, assaltos, estupros e sabe-se lá mais o que, deve ser o mínimo que uma pessoa que quer morar sozinha não deve fazer para que não perca a oportunidade de se realizar na vida.
– A privacidade é algo importante, ter o seu espaço, sua liberdade, ouvir a música que você gosta e no volume que quiser, assistir seu programa de TV favorito, sem restrição de horário ou porque seu pai quer ver outra coisa ou até mesmo ficar na internet um bom tempo sem incomodar seus pais que dormem cedo. Com certeza tudo isso é muito bom. Talvez seria o principal motivo para uma pessoa morar sozinha.
Apesar de ter tantos pontos positivos, morar sozinha pode ser uma opção ou pode ser uma obrigação. Mas não se pode esquecer que família é o porto seguro. Estar sempre em contato será saudável para ambas as partes. O importante disso tudo é ser e viver feliz.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo