Educação | 03/08/2016
Saiba como imunizar o seu computador dos temidos vírus
Compartilhe esta notícia:
O computador se tornou uma ferramenta indispensável em casa, na escola e no trabalho. O equipamento dinamiza as atividades cotidianas e permite que o usuário possa se conectar à rede mundial. Na internet, as possibilidades são infinitas. Até ganhar dinheiro é possível. Mas, para que a sua máquina não seja alvo de vírus, é preciso ter bastante cuidado. O pior: uma vez infectado, o PC pode parar de funcionar e colocar a perder todos os arquivos armazenados.
Apesar da dificuldade de proteger o computador 100% dos vírus, algumas estratégias são fundamentais para minimizar o risco desses problemas acontecerem. O primeiro passo é desenvolver bons hábitos no uso da máquina na internet. Confira, abaixo, outras orientações que podem ajudar você a manter o seu computador adequado ao uso.
1 - Use sempre uma boa senha para acessar suas contas. Use senhas diferentes para contas diferentes.
2 - Fique atento às mensagens falsas, recebidas por e-mail, mensagens instantâneas, SMS etc.
3 - Não clique em links das mensagens de e-mails, mensagens instantâneas, etc. Se for o caso, escreva a url do link à mão (não copie e cole!) no seu navegador.
4 - Não instale ou clique em arquivos recebidos via e-mails, mensagens instantâneas, etc, sem ter certeza absoluta do que está fazendo. Mesmo arquivos tipo pdf, doc, flash e outros, podem conter código malicioso que pode causar danos aos seus dados ou ao sistema.
5 - Não aceite arquivos via e-mail ou mensagens instantâneas, sem estar explícito no texto seu envio, ou faça parte do contexto. Na dúvida, pergunte antes a quem enviou a mensagem. Da mesma forma, avise no texto que você está enviando que há um arquivo em anexo.
6 - Faça downloads de arquivos ou software apenas de sites conhecidos e confiáveis. Não instale programas, plugins ou addons de origem duvidosa no seu computador. Se algum conhecido indicou algum programa, procure na internet um site confiável e baixe dali.
7 - Não acesse sites considerados de risco, como por exemplo, sites de programas piratas, hackers, servidores piratas de jogos on-line etc. É muito comum esses sites conterem páginas maliciosas e arquivos infectados.
8 - Acostume-se a verificar se a conexão é segura quando for efetuar determinadas operações na web (login, ler e-mails, acesso a sites bancários, etc). O ícone do cadeado fechado deve estar na barra do navegador (e não na página!) e a url deve começar por "https:" (note o "s" ali)
9 - Verifique sempre as mídias removíveis, tais como pendrives, mp3 players, etc, quando forem conectadas no seu computador, para ver se não estão infectadas.
10 - Habilite a proteção de tela com senha, quando precisar se afastar do computador.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo