Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Mãe de primeira viagem? Confira dicas para se dar bem nos primeiros meses após o parto

Saúde | 26/07/2016

Mãe de primeira viagem? Confira dicas para se dar bem nos primeiros meses após o parto

Compartilhe esta notícia:

A mulher passa nove meses gerando um filho, preparando-se para a jornada da maternidade. Esse tempo, no entanto, não é suficiente para que ela aprenda a lidar com todas as mudanças que acontecem após o nascimento do bebê. Muitas orientações são dadas durante a gestação, seja em cursos para grávidas ou com pessoas que já passaram pela fase inicial da maternidade. Para amenizar dúvidas e ansiedades, elegemos algumas dicas que podem ser úteis nos primeiros dias dessa nova fase da vida da mulher:

 

1. Aceite ajuda, para o bem de todos:

Enquanto você se dedica aos cuidados com seu bebê, vai precisar de auxílio para organizar o resto das coisas, como a casa, por exemplo.  O pai do bebê também deve ser incluído nas tarefas relacionadas ao filho do casal. Dar banho, trocar, fralda, organizar o quarto são algumas das atividades que podem ser desempenhadas pelo pai.

 

2. Converse com outras mães:

Não perca a oportunidade de conversar com as mães que cruzarem o seu caminho, seja na rua, seja no playground ou na sala de espera do consultório médico. Através dessas conversas com outras mães e pais você vai se sentir mais segura e descobrir que não é a única com dúvidas e receios.

 

3. Acredite no instinto materno:

Conselhos de pessoas experientes ajudam, mas é importante tomar cuidado com os palpiteiros de plantão. As mães de primeira viagem costumam ficar divididas entre o que dizem as amigas, a própria mãe e o pediatra. Mas na maioria das vezes, como você vai comprovar com o tempo, coração de mãe não se engana.

 

4. Amamentar (se possível) é a regra número um:

Os benefícios do aleitamento são indiscutíveis, tanto para a mãe quanto para o bebê. Mas é preciso ser paciente, pois a amamentação é um aprendizado. Se por algum motivo, entretanto, a mãe não tiver condições de amamentar, não precisa se sentir culpada. O bebê crescerá normalmente.

 

5. Não fique obcecada com o peso:

Dificilmente você perderá em duas semanas os quilos que levou nove meses para adquirir, de fato, o corpo precisa de alguns meses para retornar à forma antiga. É claro que você pode ajudar, com atividades físicas e uma dieta equilibrada. Mas nada de exageros: remédios para emagrecer são proibidos para quem está amamentando. 

 

6. Durma sempre que puder:

Nos primeiros meses, o bebê não tem hora exata para mamar, embora costume chorar de fome num intervalo de duas horas e meia a quatro horas. Nesse período, também é o momento de trocar as fraldas. Isso sem falar no banho diário e outros imprevistos, como aquele parente distante que ligou para saber as novidades. Uma boa dica é descansar entre as mamadas, enquanto o bebê dorme. E não tenha vergonha de restringir o número de visitas, elas entenderão os argumentos. 

 

7. Pernas pra que te quero:

Assim que o pediatra der o aval, o que costuma ocorrer um mês após o nascimento, leve o pimpolho para passear. Os raios solares são essenciais para a fixação da vitamina D, responsável pela absorção de cálcio no organismo, e, portanto, fundamental na formação óssea da criança. Quando os passeios forem mais longos, habitue-se a sair de casa 'carregada' com uma bolsa recheada de fraldas descartáveis, lenços umedecidos, pomada contra assaduras, fralda de boca, babador, uma muda de roupa (no mínimo), forro para fraldário e, se for o caso, mamadeiras e chupetas. Tem ainda o carrinho ou o bebê-conforto.

 


Imagens:

Compartilhe: