Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Manutenção da espécie humana depende do uso consciente da água

Meio Ambiente | 21/07/2016

Manutenção da espécie humana depende do uso consciente da água

Compartilhe esta notícia:

Em algum momento você parou para analisar a importância da água? Já imaginou estar num deserto morrendo de sede e não ter o líquido precioso para beber? Pois é! Se a humanidade não passar a administrar corretamente o uso os nossos mananciais podem ser extintos.

 

A água é fundamental para o funcionamento da vida. Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas.

 

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso que nunca chegará ao fim, podendo ser utilizada sem o menor controle. É pura impressão! Mesmo sabendo que a maior parte da superfície do planeta Terra é ocupada por água, nunca é demais preservar esse recurso natural. Estudiosos projetam até mesmo conflitos entre nações por causa da água.

 

Todos podem e devem ajudar a cuidar da água. Você pratica hábitos corretos para economizar a água? Veja algumas mudanças de atitude que você pode adotar para contribuir com o consumo consciente:

·         Evite banhos longos. Cinco minutos é um tempo suficiente para uma boa higienização corporal;

·         Feche a torneira do chuveiro no momento em que estiver passando o sabonete, o xampu e o condicionador. Só volte a abrir a torneira quando for enxaguar. Um minuto de chuveiro ligado gasta quase 15 litros de água;

·         Evite ficar com a torneira ligada ao escovar os dentes;

·         Evite lavar o carro com a torneira aberta;

·      Não use mangueiras para molhar ruas e calçadas. É melhor usar água usada no banho ou na piscina;

·         Não permita que crianças brinquem com água;

·         Não deixe a piscina transbordar;

·  Conserte as descargas dos vasos sanitários e elimine os vazamentos. 

 


Imagens:

Compartilhe: