Educação | 01/06/2016
Seminário qualifica educadores para tornar o ambiente escolar ainda mais igualitário
Compartilhe esta notícia:
Com a preocupação de tornar a escola um ambiente ainda mais igualitário, a Secretaria de Educação do Paulista promoveu, nesta quarta-feira (1º.06), no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, o Seminário de Igualdade Ético-Racial. A iniciativa contou com a participação de 230 profissionais da rede municipal de ensino. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de assistir a palestras e discutir sobre temas relacionados aos povos africanos e indígenas.
A ideia da gestão municipal é fortalecer as ações de direitos humanos e cidadania nas unidades da rede, empoderando os participantes sobre a importância de valorizar outras culturas como forma de evitar o preconceito e atitudes discriminatórias. Os conteúdos ministrados no evento serão trabalhados posteriormente na escola, tornando os estudantes multiplicadores em suas casas e na comunidade.
Participando da abertura do seminário, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, destacou que o evento vai trazer benefícios que vão além dos limites da sala de aula. “Qualificar os profissionais da rede sobre o tema igualdade étnico-racial é acreditar, acima de tudo, na formação de estudantes conscientes da importância de respeitar as pessoas como elas são. E isso é uma tarefa que precisa começar cedo. Por isso, estamos viabilizando formações como esta para o nosso corpo docente”.
Durante o seminário, os diretores, professores, supervisores, coordenadores de área e técnicos da Educação tiveram a possibilidade de conhecer mais detalhes sobre a importância de estudar as relações étnico-raciais; educação indígena e a história do Movimento Negro Unificado no Brasil. As apresentações foram conduzidas especialistas nesses assuntos. Destaque para a colaboração dos professores José Karajá, Cibelle Rodrigues, Lepe Correia.
A secretária-executiva de Direitos Humanos do Governo do Estado, Laura Gomes, aproveitou a participação no evento para ressaltar a importância do tema para a rede pública de ensino. “É muito gratificante saber que as crianças que estudam nas escolas do município serão extremamente bem orientadas sobre a questão da igualdade étnico-racial. Esse é um tema muito importante para a formação cidadã. Por isso, Paulista está dando um grande exemplo aos demais municípios”, frisou.
Ainda participaram do seminário outras autoridades, como a conselheira de Direitos Humanos do Estado, Amparo Araújo; o gerente de Igualdade Racial do município e representante do Movimento Negro Unificado, José Rufino; o representante do Instituto Dom Hélder, Augusto Costa; a gestora do Departamento de Formação Continuada da Educação do Paulista, Regina Trindade; e a diretora de Ensino do município, Marilucia Francisca da Silva.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo