PAULISTA > Notícias > Administração do Mercado de Paratibe vai se espelhar no modelo de gestão do CEASA

Infraestrutura | 03/05/2016

O modelo de gestão adotado pelo Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – CEASA/PE servirá de espelho para a Prefeitura do Paulista na administração do novo Mercado Público de Paratibe, que vai atender a mais de 100 mil clientes. Nesta terça-feira (03.05), o prefeito Junior Matuto, esteve reunido com o presidente do órgão estadual, Gustavo Melo, para discutir os detalhes de um convênio envolvendo as partes. A parceria vai permitir a gestão compartilhada do centro de compras, proporcionando ganhos para os comerciantes e clientes.

No encontro, que ocorreu na sede do CEASA, em Jardim São Paulo, no Recife, os gestores também discutiram sobre o contrato dos permissionários e o regulamento interno do mercado. A ideia é que as normas adotadas pelo órgão estadual possam embasar as definições em Paulista. A reunião ainda contou a presença do secretário municipal de Administração das Regionais, José Rodrigues, e o diretor técnico e operacional do CEASA, Paulo de Tarso.

O prefeito Junior Matuto aproveitou a oportunidade para salientar a importância da parceria com o CEASA. “Enquanto a obra segue em ritmo acelerado, estamos cuidando da gestão do mercado para viabilizar que esse ambiente possa ser o melhor possível a todos. Estamos buscando a experiência de quem sabe do assunto. E isso requer, por exemplo, entendimento entre todos, com o cumprimento de normas de convivência e de abastecimento”, frisou o prefeito Junior Matuto.

A expectativa é de que no dia 17 de maio, às 9h, os gestores da prefeitura e do CEASA voltem a se reunir para conversar com os permissionários do município. O encontro, que ocorrerá nas dependências do novo centro de compras, vai marcar a entrega oficial das chaves dos boxes, possibilitando que os comerciantes iniciem a organização da estrutura e acomodação das mercadorias.

O novo Mercado de Paratibe terá 147 boxes, dispondo de setores específicos para a venda de pescados, grãos, frutas e hortaliças, entre outros. O centro de compras, que atende a um anseio antigo da população de Paratibe e localidades vizinhas, está sendo erguido graças a uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo do Estado. O investimento público na obra alcançou a cifra de R$ 12 milhões.

Após a entrega dessa etapa, a estrutura atual do mercado será demolida, dando espaço para um pátio de feira livre. O espaço terá capacidade para abrigar cerca de 400 barracas, podendo receber os comerciantes que negociam esporadicamente os produtos.