PAULISTA > Notícias > No Dia do Trabalhador, Junior Matuto destaca empenho do governo municipal na geração de emprego e qualificação dos paulistenses

Gabinete do Prefeito | 01/05/2016

Prestigiando um torneio de futebol em comemoração ao feriado do Trabalhador, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, disse, neste domingo (1º.05), que a política de atração de investimentos ao município tem assegurado vagas no mercado de trabalho aos moradores da cidade e que essa iniciativa tem minimizado os reflexos adversos da crise econômica. O gestor salientou que o seu governo tem enfrentado o cenário atual com a adoção de medidas de incentivo ao aproveitamento da mão de obra local e a oferta de oportunidades em cursos de qualificação profissional aos jovens e adultos.

O prefeito aproveitou a presença dos peladeiros – a maioria trabalhadores do comércio da cidade – para citar o exemplo do Paulista North Way Shopping. Esse empreendimento gerou 2,7 mil vagas de empregos. Deste total, pelo menos, 80% são moradores de Paulista. “O centro de compras viabilizou a contratação de muitas pessoas, várias, inclusive, no primeiro emprego. Isso tem proporcionado renda e qualificação pra nossa gente”, frisou Junior Matuto, que revelou ter mantido entendimentos com os investidores para que eles possam continuar aproveitando a mão de obra local durante o processo de expansão do mall.

A iniciativa também ocorreu com a chegada de outras empresas ao município, a exemplo do Hipermercado Todo Dia, em Maranguape I; o Supermercado Assaí, em Arthur Lundgren II; a Arla Brasil, na BR-101, em Paratibe; além das que estão em processo de instalação, como o Mirabilândia, que deve gerar cerca de 500 empregos diretos e a indústria InBetta, ficando de contratar, pelo menos, 300 profissionais. Isso sem citar os empreendimentos habitacionais que estão em construção na cidade, tendo de convocar muitos operários.

Além da preocupação com a empregabilidade, o prefeito incluiu como meta prioritário do seu governo a capacitação de 8 mil jovens e adultos ao longo do mandato. Esse quantitativo já foi superado, graças à oferta de mais de 50 tipos de cursos profissionalizantes. “Iniciativas como esta aumentam as chances de colocação no mercado de trabalho, preparando os moradores para as oportunidades que estão surgindo, como o polo automotivo da Fiat, em Goiana”, exemplificou Matuto.

FUTEBOL – Disputado por oito equipes e 80 peladeiros, o Torneio dos Trabalhadores movimentou o Campo do Sapoti na manhã neste domingo (1º). A competição, que contou com o apoio do comerciante Piroca, do Shopping do Real, sagrou como campeão o time da casa, o Cajueiro. A final, disputada contra o Triunfo, ficou no empate de 1x1 no tempo normal. Nas cobranças de pênaltis, o Cajueiro venceu o duelo por 2x1. O prefeito Junior Matuto fez a entrega das medalhas e do troféu aos jogadores.