PAULISTA > Notícias > Pais de crianças de creche do Paulista são orientados sobre prevenção à tuberculose

Saúde | 08/04/2016

A Prefeitura do Paulista através do Programa Saúde nas Escolas promoveu, na manhã desta sexta-feira (08.04), uma palestra sobre a importância da prevenção à tuberculose na Creche Irmã Linda, localizada na Comunidade Chega Mais, em Pau Amarelo. O público, que compareceu ao local, formado pelos pais das crianças, foi submetido ao exame de baciloscopia  (teste de escarro) e recebeu orientações dos sintomas suspeitos da doença, formas  de tratamento e prevenção.

Ao todo, foram realizados 24 procedimentos. O resultado será entregue no prazo de 15 dias e encaminhado à Unidade de Saúde Loteamento Chega Mais. Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose, no Paulista, da Secretaria Municipal de Saúde, Cecília Silva, a informação é uma aliada na prevenção de qualquer doença. “A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e transmitida por via-área.  As chances de cura da doença  aumentam quando o diagnóstico é precoce”, ressaltou.

No município, as pessoas que estiverem com suspeita de tuberculose podem se dirigir ao Centro de Saúde Manoel Caldas, em Arthur Lundgren I ou a qualquer Unidade de Saúde da Família. Entre os principais sintomas estão: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.