PAULISTA > Notícias > Bloqueio contra o Aedes aegypti atua em residências de Maria Farinha

Saúde | 07/04/2016

Bloqueio contra o Aedes aegypti atua em residências de Maria Farinha

Identificação, eliminação e tratamento. Esses são os três grandes objetivos do bloqueio contra o Aedes aegypti, ação de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. Nesta quinta-feira (07.03), segundo dia do trabalho preventivo, moradores do bairro de Maria Farinha receberam os agentes da prefeitura em suas residências.

Ao todo, 20 profissionais atuaram na localidade, divididos entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE). O ponto de partida foi a Unidade de Saúde da Família Ana Nery. Na ocasião, eles foram orientados sobre a abordagem junto à população.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Diogo, a receptividade foi boa no bairro. “A aceitação foi tão boa quanto a anterior (no bairro da Aurora), e pudemos orientar sobre as caixas d’águas e cisternas e verificar a situação das residências”, ressaltou Diogo.

Segundo o cronograma, as ações serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, sempre no período da manhã, envolvendo as equipes ACS, ACEs, e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Durante a ação haverá uma concentração na Unidade de referência e seguirão fazendo as visitas de inspeção, identificando e eliminando os possíveis focos nos imóveis da localidade.

Até o final do mês de abril, outras cinco USFs estarão realizando a ação, são elas: USF Maranguape II B (12.04); USF Nossa Senhora Aparecida - Tururu (14.04); USF Fragoso (19.04); USF Maranguape I (26.04); e USF Arthur Lundgren I (28.04).