PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista e Sindicato dos Professores avançam nas negociações

Educação | 08/03/2016

Prefeitura do Paulista e Sindicato dos Professores avançam nas negociações

Em mais uma rodada de negociação no gabinete do Prefeito Junior Matuto, na manhã desta terça-feira (08.03), secretários e dirigentes do Sinprop (Sindicato dos Professores do Paulista) repassaram ponto a ponto a pauta de reivindicações da campanha salarial 2016. Dos nove itens financeiros e três administrativos, alguns itens já estão sendo cumpridos e outros avaliados em relação aos impactos financeiros.

Das questões administrativas que foram colocadas na mesa de negociação pelos representantes dos docentes da rede municipal, a maioria foi encaminhada, a exemplo do diário de classe que já está sendo entregue; o edital do concurso para preencher 352 vagas de professores, com data da publicação mantida para 04 de abril, com a possibilidade de antecipação.

Outro ponto que está sendo atendido é a gestão democrática, através com a implantação dos conselhos gestores formados por representantes da comunidade escolar, pais, alunos, professores e técnicos. Nesta reunião o prefeito solicitou que seja entregue ao Sinprop um cronograma das reuniões do conselho gestor.

Quanto aos pontos financeiros, um novo sistema de confecção da folha de pagamento já foi implantado e está funcionando com mais segurança e menos erros. Os contra cheques estarão disponíveis nos caixas eletrônicos já a partir do pagamento do salario de abril, que será pago no início de maio, ainda em fase de testes. As reivindicações que mexem diretamente com os cofres públicos estão sendo avaliadas para não desequilibrar as finanças do município, mas algumas já estão com definição de pagamento, só faltando ajustes da forma de desembolso.

O prefeito Junior Matuto anunciou que aguarda a confirmação de uma agenda em Brasília para a próxima semana, para também ir ao Ministério da Educação – MEC, destravar um aporte financeiro de um resíduo não repassado ao município, para fazer face ao pagamento do 13º proporcional, uma diferença que ficou pendente de janeiro a abril/2015, no salario dos professores.

O prefeito adiantou que vai fazer o possível para avançar ao máximo nestes pontos financeiros, mas sem comprometer o pagamento da folha salarial dos servidores como um todo. “Enquanto a crise levou alguns municípios e até estados a atrasarem a folha, nos temos honrado com o compromisso de garantir o salário todo mês. Até de forma antecipada. Mas, o que for possível acordar com o sindicato, e bater o martelo nas questões para que a categoria não tenha perdas, vamos avançar”, finalizou o prefeito.

Participaram da reunião, os secretários Carlos Junior (Educação), Francisco Padilha (Assuntos Juridicos), Lúcio Genú (Administração), Fabiano Mendonça (Articulação Política) e o diretor presidente do Previ Paulista, Alessandro Correia. Pelo Sindicato estavam o presidente Gilberto Sabino e o vice-presidente Alexandre, além do vereador Tonico Valpassos e Edmilson do Pagode.