PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista e Sinprop avançam nas negociações

Educação | 29/02/2016

Prefeitura do Paulista e Sinprop avançam nas negociações

Na quinta reunião da mesa de negociação com os representantes dos professores, que aconteceu nesta segunda-feira (29.02), no gabinete do Prefeito Junior Matuto, houve avanços significativos no atendimento dos 12 pontos contidos na pauta de reivindicações entregue pela categoria este ano.

A reunião transcorreu num debate tranquilo entre os participantes. Do lado do governo, estavam o prefeito Junior Matuto e os secretários Carlos Junior (Educação), Francisco Padilha (Assuntos Juridicos), Lúcio Genú (Administração), Fabiano Mendonça (Articulação Política) e o Diretor presidente do Previ Paulista, Alessandro Correia. Pelo Sindicato estavam presentes o corpo jurídico da entidade, o presidente Gilberto Sabino e o vice-presidente Alexandre, além do vereador Tonico Valpassos.

A pauta de reivindicações entregue pelos representantes dos professores é composta por nove pontos financeiros e três pontos pedagógicos administrativos – dos quais, todos estão praticamente encaminhados. A exemplo do reajuste concedido, que junto com a adequação do estatuto do magistério, vai possibilitar o pagamento do piso nacional dos professores, bandeira histórica dos docentes; para instalar 1/3 da aula atividade, será formada uma comissão de técnicos e sindicalistas para viabilizar está implantação;

Em relação à gestão democrática, em comum acordo com o ministério Público, a Prefeitura já implantou em todas as unidades de ensino um conselho composto por integrantes da comunidade escolar, como professores, pais, alunos e técnicos. Até junho de 2017 será indicada uma nova direção de cada escola, mas isso depois dos diretores e vices que estão atuando passarem por capacitação, seleção e posterior indicação da comunidade escolar dos três gestores que tiverem o melhor desempenho. Quanto ao difícil acesso, será revisto o valor determinado para as seis escolas que legalmente continuarão a receber o gratificação. Um novo sistema da folha de pagamento já está funcionando e a partir de abril será possível  a retirada do contracheque nos caixas eletrônicos.

O Prefeito Junior Matuto solicitou a sua equipe de secretários um levantamento dos valores e do impacto financeiro na folha do pagamento do difícil acesso do mês de setembro de 2015 e do 13º proporcional. Avaliado este impacto, será vista a possibilidade de efetuar o referido pagamento. Durante a reunião, o secretário de educação Carlos Junior encaminhou o oficio 143, à secretaria de assuntos jurídicos para contratar a empresa vencedora da concorrência que irá realizar o concurso publico dos professores. O edital do concurso deverá ser publicado dia 04 de abril deste ano.

Em relação ao relatório dos problemas estruturais da rede de ensino, o secretario de educação informou que conta com a ajuda do sindicato para realizar este levantamento, mas adiantou que a prefeitura foi contemplada com uma nova emenda parlamentar no valor de R$500.000,00, de autoria do deputado federal Anderson Ferreira,  que será destinada para a recuperação de algumas escolas. Por fim, uma nova rodada de negociação já está agendada para a terça-feira, 08.03, quando o prefeito espera que sua equipe de secretários traga as informações necessárias para tomar as decisões e atender as reinvindicações da categoria.