PAULISTA > Notícias > Modernização de serviço dinamiza entrega de medicamentos em Paulista

Saúde | 25/02/2016

Modernização de serviço dinamiza entrega de medicamentos em Paulista

O funcionamento do Remédio em Casa, idealizado pela Prefeitura do Paulista, passa a contar com uma nova ferramenta para garantir segurança e agilidade na entrega de medicamentos aos 8.300 usuários beneficiados pelo programa. A Secretaria de Saúde da cidade está colocando em operação o Sistema da Central de Abastecimento Farmacêutico (Siscaf).

Criado por técnicos da administração municipal, o serviço permite a atualização cadastral das pessoas atendidas pelo programa, o monitoramento de entrada e saída dos produtos e assegura que o remédio chegue ao destino correto: casas dos pacientes. Além disso, o mecanismo é de fácil utilização e o suporte técnico dispensa custos com empresas terceirizadas.

O novo mecanismo de automação é operado por quatro funcionários da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). A equipe realiza o cadastro do paciente e planeja a distribuição dos medicamentos. O programa conta ainda com quatro funcionários na separação e individualização dos kits com os remédios e com dois motoboys para efetuar as entregas nas residências.

Implantado em novembro de 2013, o Remédio em Casa contempla pessoas com diabete, hipertensão ou com dislipidemia (nível elevado do colesterol). Um quantitativo de 14 substâncias compõem o programa. O usuário cadastrado recebe um kit para o consumo durante três meses. Após esse período, o paciente passa por uma nova avaliação médica para ter acesso a outro quantitativo.