Saúde | 13/02/2016
Paulista se engaja nas ações do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero
Compartilhe esta notícia:
A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus foi intensificada neste sábado (13.02), em todo o país, no "Dia Nacional de Mobilização Zika Zero", promovido pelo Governo Federal. Paulista foi um municípios escolhidos para a sensibilização e promoveu um dia de sensibilização e combate ao inseto vetor.
O primeiro momento do encontro, que aconteceu pela manhã no auditório do Hotel Amoaras, em Maria Farinha, reuniu os diversos segmentos de profissionais da saúde e da assistência social do município, além das três esferas de governo e do exército brasileiro. Participaram do encontro a secretária executiva do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Natasha Valente; coronel Rivaldo, representando a 7ª Região do Exército, além dos secretários Augusto Costa (Políticas Sociais) e Evanil Belém (Mobiliade e Transporte).
Após a fala de cada um dos representantes governamentais, a secretária de Saúde, Fabiana Bernart fez uma breve apresentação das ações de combate ao Aedes aegypti desenvolvidas no município e, por fim, o público te vê a oportunidade de compartilhar suas experiências. “A idéia é que a população entenda que as três esferas de governos estão participando ativamente do processo. Esse não será o único momento de integração, mas é o momento inicial”, comentou Fabiana Bernart.
O segundo momento do dia foi acompanhar de perto o trabalho dos agentes nas ruas, visitando focos do mosquito nas casas e em terrenos das redondezas. A Secretária executiva do MDS, Natasha Valente, ficou bastante satisfeita com o trabalho realizado em Paulista, sobretudo em relação ao pioneirismo do aplicativo Xô Aedes, que dá à população uma ferramenta importante para contribuir na identificação de possíveis focos, em tempo real. “É uma idéia muito interessante. Queremos levar isso para outros municípios brasileiros”, disse.
Zika Zero – O Governo Federal está promovendo ações de conscientização em 350 municípios, alcançando aproximadamente três milhões de famílias em todo o País, com a participação de ministros, de agentes de saúde e de 220 mil militares. Ações de mobilização contra o Aedesserão realizadas em todas as capitais brasileiras e também em cidades consideradas endêmicas, conforme acompanhamento realizado pelo Ministério da Saúde, com a presença de ministros e autoridades do governo.
Decreto - Foi determinada, por decreto presidencial, a realização de ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. Também foi criado um Comitê de Articulação e Monitoramento das ações de combate ao mosquito. O Ministério do Planejamento vai coordenar os trabalhos do comitê, que será composto ainda por representantes da Casa Civil e do Ministério da Saúde.
Uma das tarefas do comitê será acompanhar e avaliar periodicamente o cumprimento das ações determinadas pelo decreto. Entre as ações, estão a adoção de providências pelos dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública para mobilizar os agentes públicos na prevenção e eliminação de focos do Aedes aegypti. Devem ser realizadas campanhas educativas, vistorias e limpeza nas áreas internas e externas e no entorno dos prédios da União.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo