PAULISTA > Notícias > Obra do Mercado de Paratibe receberá reforço após o Carnaval

Obras | 04/02/2016

Obra do Mercado de Paratibe receberá reforço após o Carnaval

Há poucos meses de inaugurar a primeira etapa do novo Mercado Público de Paratibe, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, anunciou nesta quinta-feira (04.02) que vai ampliar de 70 para 140 o número de operários envolvidos nas obras de construção do centro de compras. Em reunião com os comerciantes locais, o gestor municipal disse que pretende colocar os trabalhadores para atuar em três turnos com o propósito de acelerar a entrega do empreendimento que vai mudar a face do comercio do bairro.

O encontro, que ocorreu nas futuras instalações do mercado, foi coordenado pela equipe da Secretaria de Administração das Regionais. Na reunião, Junior Matuto frisou que vai estabelecer, em parceria com os comerciantes, regras de convivência para o funcionamento do novo mercado público a fim de tornar o espaço um ambiente sempre agradável. “Não podemos ditar as regras aqui nem em lugar nenhum. Vamos ouvir a opinião dos comerciantes e buscar um consenso nas decisões. Esse é um empreendimento que atende um sonho antigo da comunidade e, por isso mesmo, precisa alcançar as expectativas de quem frequenta e de quem tira o sustento daqui”, cravou o prefeito.

As obras do centro de compras já alcançaram os 60% de execução. Além da estrutura em pré-moldado que já está coberta, as paredes de alvenaria que divide os boxes por setores estão praticamente prontas. O prefeito explicou que os comerciantes receberão as plantas de cada loja – com as dimensões – para facilitar a organização interna do espaço. Assim que os boxes estiverem prontos e em funcionamento, a estrutura do mercado atual será demolida para servir de pátio livre de feira.

Satisfeito com o desfecho da reunião com o prefeito, o proprietário de um fiteiro na Praça da Liberdade, Marcílio José de Andrade, 50 anos, contou que está ansioso para o dia da inauguração. “Estou achando a atitude da prefeitura muito correta conosco porque está dialogando abertamente sem forçar nada. Isso deixa a gente bem tranquilo. Estamos cada vez mais ansiosos para ver como vai ficar tudo pronto, com muitas lojas e clientes”, disse.

O centro de compras, que terá uma área total de 4,7 mil m², vai contar com 147 boxes, podendo abrigar hortifrutis, açougues, além de pescados e grãos em geral. A construção do estabelecimento está orçada em R$ 12 milhões – recursos provenientes de um convênio com o Governo de Pernambuco. A expectativa é de que o novo mercado público de Paratibe atenda quase 100 moradores do bairro e comunidades vizinhas.

O projeto executivo da obra também prevê a construção de rampas para acessibilidade, duas praças de alimentação, um estacionamento com vagas para 104 automóveis e a requalificação da Praça da Liberdade, com o plantio de mudas de diversas espécies.