PAULISTA > Notícias > Junior Matuto oficializa financiamento para modernizar a administração do Paulista

Administração | 29/01/2016

De forma pioneira no nordeste, Paulista aderiu ao Programa de Modernização da Administração Tributária dos Setores Sociais Básicos (PMAT) do BNDES, na modalidade PMAT automático, com operação do Banco do Brasil (BB). Na manhã desta sexta-feira (29.01), o prefeito Junior Matuto assinou o contrato de financiamento em solenidade que reuniu secretários municipais e representantes regionais do BB na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

A linha de financiamento investirá cerca de R$ 6,7 milhões - sendo R$ 700 mil de contrapartida do município - na modernização de áreas estratégicas como georreferenciamento, atualização do cadastro imobiliário, informatização do atendimento ao cidadão e outros setores, medidas que promoverão o acréscimo de arrecadação e a modernização do setor tributário. Serão envolvidas diretamente as secretarias de Planejamento, Finanças, Administração, Desenvolvimento Urbano e Controladoria Geral. A coordenação da captação do financiamento ficou a cargo da Gerência Municipal de Convênios (GMC), da secretaria de Planejamento e Gestão.

“Nosso grande desafio é fazer com que Paulista deixe de ser tratada como província. Queremos sim servir como exemplo para outras cidades na captação e na boa aplicação dos recursos. Esse é nosso intuito, buscar formas de ampliar a receita e modernizar a gestão. Isso é algo que vai ficar plantado na cidade”, afirmou Junior Matuto.

A operação, que agora entrará em fase de licitação, terá prazo de execução de 96 meses, a partir da definição da empresa. Ao todo, 73% dos recursos serão aplicados em ações de modernização do cadastro técnico municipal. Já a área de administração tributária receberá investimentos no cadastro imobiliário e no setor de atendimento ao cidadão. Informações que vão alavancar a arrecadação tributária e permitir que o município disponha de uma ferramenta de gestão social

Na administração geral, haverá investimentos em gestão e controle de processos (informatização do protocolo, arquivamento e digitalização de documentos, sistema de monitoramento das ações de governo e estruturação da central de atendimento e informatização da ouvidoria). Por fim, a  administração patrimonial, também terá a gestão e o controle de processos informatizados.

“Gostaria de agradecer a todos que participaram para que este momento se tornasse possível. Parabenizo o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura do Paulista. Temos a intenção de cada vez mais aumentar essa parceria que estamos estabelecendo”, declarou o superintendente estadual do Banco do Brasil em Pernambuco, Marcos Ticianeli.