PAULISTA > Notícias > Município do Paulista começa a definir plano de prevenção à violência

Segurança e Mobilidade | 13/01/2016

Município do Paulista começa a definir plano de prevenção à violência

O município do Paulista está delineando um plano arrojado de segurança que irá integrar o poder público e a iniciativa privada. O programa contará com o engajamento da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil da cidade, polícias Militar e Civil, Exército Brasileiro, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paulista, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outros organismos. O assunto foi pauta de uma reunião nesta quarta-feira (13.01) do Conselho Municipal de Segurança Pública Cidadã do Paulista.

O programa vai ser pautado em quatro eixos principais: criação do Pacto pela Prevenção de Paulista; elaboração do Plano Municipal de Prevenção à Violência contra a Juventude; formatação do Plano Municipal de Segurança e criação de um tributo do cidadão para investimento no aparato de segurança da cidade.

Estão previstas as definições de políticas públicas construídas com a efetiva participação da juventude. A oferta de alternativas para jovens em situação de vulnerabilidade social também está embutida no conjunto de atividades.  Denominado Projeto Atletas da Cidadania, o serviço que um dos braços do trabalho, vai prestar assistência a 90 jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Previsto para funcionar no bairro de Maranguape I, uma das localidades mais populosas da cidade com quase 75 mil moradores, o trabalho irá ofertar ao público juvenil o acesso à formação cidadã.

Os jovens participarão de cursos sobre prevenção às drogas; juventude, violência e segurança pública; juventude, sexualidade, relações raciais e de gênero; idiomas; sistema de gestão e segurança do futebol, além de técnicas e regras do futebol.

A concretização do Pacto pela Prevenção de Paulista será outra vertente que promete resultados significativos. Proposto pelo ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco e assessor do Governo do Estado, coronel José Lopes, a iniciativa terá como alvo as comunidades mais vulneráveis. O trabalho irá mobilizar as escolas, estudantes, professores, pais de alunos e os organismos oficiais numa grande corrente do bem. “A violência, às vezes, é oriunda da ausência do poder público nas localidades. Precisamos enfrentar o ambiente adverso com prevenção e não com repressão”, defendeu.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil e presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública Cidadã, Manoel Alencar, destacou que a prioridade da gestão é resgatar a juventude, oferecer cidadania e oportunidades de inserção no mercado de trabalho, além de sensibilizar a sociedade para se tornar parceira do poder público constituído. “Nós vamos vencer a violência. Mas para isso necessitamos trabalhar em harmonia para conquistar a confiança do cidadão, através do desenvolvimento de uma segurança integrada”, enfatizou.