PAULISTA > Notícias > De olho no mercado de trabalho, jovens iniciam curso de qualificação em Paulista

Qualificação Profissional | 11/01/2016

Sessenta jovens com idade entre 16 e 21 anos iniciaram nesta segunda-feira (11.01) mais dois cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Paulista. A aula inaugural ocorreu na Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro da cidade, e contou com a presença de professores, instrutores e gestores governamentais. A ação, que faz parte de uma parceria com Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), visa facilitar o ingresso dos meninos e meninas no mercado de trabalho, por meio de oportunidades de estágio.

O secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista, Augusto Costa, deu as boas-vindas ao grupo e falou da importância da qualificação para ingresso no mercado de trabalho. “A maior parte desses jovens que iniciam as aulas hoje está cursando ou já concluiu o ensino médio. Normalmente, esse é um momento de indefinição. O que queremos é garantir um norte pra todos, que pode começar com uma vaga de estágio após o curso e terminar com a conquista do emprego”, frisou.

Desta vez, as oportunidades fazem parte do Pronatec Jovem Aprendiz, que oferece capacitação nas áreas de Auxiliar de Biblioteca e Assistente Administrativo. Neste módulo, os estudantes são encaminhados, prioritariamente, para oportunidades de estágio em empresas da região, onde podem ser aproveitados, iniciando a carreira profissional.

A jovem Milena Tavares, 18 anos, fez a matrícula para o curso de Assistente Administrativo e está esperançosa na conquista de uma vaga de estágio na área. “Não vejo a hora de ter a minha independência financeira. Quero conquistar muita coisa na minha vida, e acho que participar de um curso como este é um bom começo”, destacou a jovem que mora no bairro da Mirueira.

O evento que marcou o início dos cursos contou com a presença do secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Junior. Ele é o responsável por ceder as salas de aulas das escolas da rede para abrigar as turmas do Pronatec. Desta vez, o conteúdo será ministrado por professores do IFPE, no turno da tarde, na Escola José Firmino da Veiga.

AÇÃO DE GOVERNO – Elencada com uma das principais metas, a qualificação de jovens e adultos tem sido uma marca da gestão do prefeito Junior Matuto. De acordo com a Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, ao longo dos três anos de governo, a administração municipal já qualificou mais de oito mil moradores da cidade. Este número supera a estimativa apontada nas propostas de governo.