PAULISTA > Notícias > Moradores da Comunidade Nossa Senhora de Fátima recebem certificado para título de posse

Desenvolvimento Urbano | 07/01/2016

O ano de 2016 começou cheio de surpresas para as 300 famílias que residem na comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Maranguape I. Na noite desta quarta-feira (06.01), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, participou de uma solenidade para entrega dos certificados de preparação para o título de posse desses moradores. O evento, que aconteceu no Colégio Carneiro Leão, em Maranguape I, é o segundo, em menos de 15 dias, realizado com o intuito de beneficiar famílias que desejam ter em mãos as escrituras definitivas dos seus imóveis.

A primeira iniciativa aconteceu na terça-feira do dia 22.12.15 e contemplou cerca de 250 famílias das comunidades do Chega Mais e Cajueiro. A ação também representa uma negociação envolvendo a prefeitura e uma empresa privada, que pretendia despejar centenas de moradores dessas localidades, após arrematar as terras na Justiça.

De acordo com Junior Matuto, a partir de agora, com o documento em mãos, as famílias terão a garantia de poder continuar morando nos locais sem a preocupação de perder as casas. “O certificado fornecido pela prefeitura é o passaporte para a obtenção da escritura definitiva do imóvel, que será expedida por um cartório especializado”, completou.

Há 25 anos o pedreiro Ademar Francisco, 49 anos, teve que conviver com o pesadelo de poder perder sua casa a qualquer momento. “Já passei por muita coisa e lutei bastante, junto aos meus companheiros, para conseguir esse documento de posse. Perdi as contas de quantas vezes precisei brigar para que as máquinas não derrubassem a minha casa. Foi uma luta longa e difícil, mas graças ao prefeito essa agonia acabou,” ressaltou.

As 300 famílias beneficiadas nesta noite passaram por um cadastro social. Equipes da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude percorreram as duas localidades para obter informações relevantes sobre os moradores de cada casa. Os dados coletados pelos Assistentes Sociais ajudaram a administração municipal a traçar um diagnóstico completo a respeito da população residente na área arrematada pela empresa privada.

Raimunda Cristina, 49 anos, revelou que pulou de alegria quando recebeu o certificado das mãos do prefeito. “Só tenho a agradecer ao Matuto por ter cumprido com sua palavra. Hoje eu e todos os pais e mães de família que estão aqui vamos deitar tranquilos a cabeça no travesseiro. Não poderíamos ter recebido presente melhor nesse início de ano”, disse.

A cessão das terras arrematadas pra prefeitura ocorreu em comum acordo, já que existia um débito da empresa junto ao município, que, por outro lado, deixou de receber os tributos para garantir a permanência das famílias na área. Além do prefeito, a negociação com os proprietários da empresa envolveu também gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Já com o título de posse em mãos, a dona de casa Maria das Dores, 55 anos, não conseguiu conter a emoção ao falar sobre a realização de um sonho. “Sinto-me como uma criança que esperou anos por um presente especial que os pais não tinham condições de dar. Esperei e insistir até que hoje apareceu alguém que nos deu esse presente. Obrigada ao prefeito por ter lutado junto conosco”, ressaltou.

“A luta com as famílias da Comunidade Nossa Senhora de Fátima foi longa e cansativa, mas conseguimos. Depois de muitas reuniões, negociações e esclarecimento de dúvidas o sonho dessas pessoas será realizado. O nosso próximo passo é entregar a escritura definitiva nas mãos desses moradores. Todos agora vão poder afirmar que são proprietários. Estamos aqui hoje firmando o nosso compromisso e dando o primeiro passo para a legalização desses imóveis”, concluiu Junior Matuto.

Estiveram presentes no encontro: os secretários municipais João Luiz (Desenvolvimento Urbano), Augusto Costa (Políticas Sociais, Esportes e Juventude), Fabiano Mendonça (Articulação Política), Manoel Alencar (Segurança Cidadã e Defesa Civil) e José Rodrigues (Administração das Regionais).