Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Reforma em posto de saúde oferece mais comodidade aos moradores de Jaguarana

Saúde | 04/01/2016

Reforma em posto de saúde oferece mais comodidade aos moradores de Jaguarana

Compartilhe esta notícia:

Os moradores do bairro da Jaguarana, em Paulista, aprovaram a reforma realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) José Borges de Souza I. Após o serviço, os usuários ganharam mais conforto e comodidade no atendimento. As obras contemplaram o telhado, o sistema hidráulico e elétrico, pintura e climatização. Nesta segunda-feira (04.01), primeiro dia útil de 2016, o posto abriu as portas e registrou um grande número de pacientes.

 

O Kombeiro Carlos Antônio de Santana, que reside na comunidade há 51 anos, aproveitou o intervalo de uma viagem para dar uma passadinha na USF. “Essa é uma unidade que faz parte da minha vida porque eu sempre trouxe meus filhos pra cá desde pequenos. Nunca deixei de ser atendido, mas agora ficou melhor pra todo mundo, inclusive, pra mim que estou tratando uma hérnia de disco”, disse, após ser atendido por um clínico geral cubano do Programa Mais Médicos.

 

A unidade da Jaguarana tem capacidade para atender mais de 5,3 mil pessoas por mês; com clínico geral, enfermeira, dentista, além de técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No local, são realizadas diversas consultas, atividades com grupos de orientação sobre bem-estar, além de atendimento para crianças (puericultura), mulher (preventivo), gestante (pré-natal de baixo risco) e idoso.

 

A dona de casa Jacineide de França, 25 anos, levou a filha Isabela para fazer uma consulta de rotina. A pequena de cinco meses está sendo acompanhada pela enfermeira Anna Alice Almeida, que é responsável pela unidade. “As mamães precisam ter muita atenção ao calendário vacinal e as consultas da puericultura, onde identificamos se o crescimento intelectual, cognitivo e motor da criança está dentro da normalidade. Por isso, orientamos que a meninada visite o posto praticamente todo mês”, frisou a funcionária da unidade.

 

Após a reforma, os profissionais que atuam na USF também estão ainda mais entusiasmados. “Já passei por muita coisa aqui no posto de saúde. Imagine você querer fazer um curativo e não ter gaze ou soro para limpar o ferimento. Imagine também você ter de cuidar de uma pessoa sem ter remédios. Pois é. A situação sempre foi difícil pra gente. O bom é que tudo isso já passou e agora estamos contando a história”, brincou a técnica de enfermagem Marluce Maria Barbosa, 38, há 14 anos na unidade.


Imagens:

Compartilhe: