PAULISTA > Notícias > Paulista implanta reajuste das tarifas dos táxis na cidade

Mobilidade/Trânsito | 29/12/2015

Paulista implanta reajuste das tarifas dos táxis na cidade

Atendendo a um desejo antigo da categoria dos taxistas do Paulista, o município acompanha as demais cidades da Região Metropolitana e implanta o reajuste dos valores da tarifa de táxis, se igualando com o que começa a valer a partir de janeiro de 2016. O reajuste anual atende a Decreto Municipal e foi calculado com base na média do aumento de custos dos taxistas.

O valor da bandeirada inicial, que era de R$ 4,00 passou para R$ 4,75. Além da bandeirada, foi ajustado o preço da hora parada, que antes era de R$ 13,75 e passou para R$ 16,35. Já o quilômetro rodado vai de R$ 1,95 para R$ 2,31 na bandeira 1, e de R$ 2,35 para R$ 2,79 na 2. Atualmente o município conta com uma frota de mais de 550 taxistas registrados.

Os táxis do Paulista estavam sendo prejudicados e com a tarifa defasada, em relação aos outros municípios. Tendo em vista essa situação foi decidida a regulamentação e adequação das tarifas no serviço.”, explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Evanil Belém.

Vale salientar que a verificação dos taxímetros é um serviço realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-PE), que estabelece um cronograma para a adequação dos taxímetros da frota.

MOBILIDADE – Ao longo da gestão a prefeitura do Paulista investiu em inúmeras ações que contribuíram para a melhoria da mobilidade na cidade. Entre elas estão projetos educativos que envolveram alunos da rede municipal, abordando temas como segurança e paz no trânsito.

A atual gestão também realizou outras ações significativas como a regulamentação do cargo de agente de trânsito no município. Com a nova legislação, Paulista passa a ser a primeira cidade do Brasil a atribuir aos agentes à exclusividade no ordenamento do trânsito, após a Emenda Constitucional 82/14 (trata da inserção dos agentes na segurança pública e da estruturação da profissão em carreira).

Outro importante trabalho envolveu uma série de mudanças no tráfego de veículos em cinco vias do Centro da cidade. Os corredores que receberam as modificações deixaram de ser mão dupla para evitar congestionamentos e estacionamento irregular. A principal intervenção foi adotada na Avenida Marechal Floriano, que passa a funcionar exclusivamente no sentido Paulista/Olinda.