PAULISTA > Notícias > Paulista se destaca na implementação de políticas públicas de gênero

Direitos e Saúde da Mulher | 28/12/2015

Paulista se destaca na implementação de políticas públicas de gênero

Uma das primeiras atitudes do Prefeito Junior Matuto, ao assumir o executivo municipal do Paulista, em 2013, foi criar a Secretaria Especial das Mulheres, com a objetivo de promover politicas de gênero no município, para assegurar às mulheres igualdade de direitos e participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do município. E esta secretaria tem cumprido com a missão de forma bastante exemplar, haja visto, que um dos principais programa criados pela pasta, o Gênero e Educação, projetou a cidade em nível internacional, como finalista de um concurso   do Banco Mundial.

Nesses três anos de existência a Secretaria Especial de Políticas Sociais para Mulheres implantou importantes iniciativas que vêm sendo referendados por outros municípios e pelo governo do Estado. O Programa Gênero e Educação – que promove o debate no campo da educação em relação às desigualdades de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres; o Programa Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional – que tem como objetivo o fortalecimento sociopolítico, empoderamento e promoção da autonomia das Mulheres-, e o Programa Atuação pela Igualdade – que contempla o eixo de atenção à saúde das mulheres-, são os eixos de ação desenvolvidos pela pasta. Além das diversas ações, campanhas e projetos com a finalidade de prevenir e erradicar a violência doméstica e familiar contra as mulheres no município do Paulista são postos em prática pela atual gestão.

GÊNERO E EDUCAÇÃO – Implantado em junho de 2013, o Programa Gênero e Educação funciona com duas vertentes: Formação em Gênero para os profissionais da rede municipal de ensino e Maria da Penha vai à Escola, para alunos da educação infantil, fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o envolvimento de toda comunidade escolar. Hoje é realizado em 18 escolas e contempla aproximadamente dez mil estudantes. O programa sagrou-se finalista entre 150 projetos apresentados no Concurso do Banco Mundial para promover a igualdade de gêneros na América Latina e no Caribe no ano de 2014.

LUGAR DE MULHER É NA QUALIFICAÇÃO – O programa desenvolve cursos técnicos de qualificação profissional a fim de ampliar a inserção das mulheres no mercado de trabalho, além de capacitações sobre as questões de gênero, as desigualdades entre homens e mulheres e a violência conta a mulher. A iniciativa promove um cadastro e disponibiliza os dados ao empresariado e comércio local, através de parceria realizada com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Entre 2013 e 2015 foram realizados mais de 25 cursos, contemplando 798 mulheres.

ATUAÇÃO PELA IGUALDADE – Programa em atenção à saúde da mulher nas comunidades. É desenvolvido através de oficinas e capacitações nas ações temáticas de gênero com atividades integradas a serviços de saúde e bem estar. Exames preventivos, aferição de pressão arterial, limpeza de pele e corte de cabelo, além de orientações sobre enfretamento à violência contra o sexo feminino estão entre os serviços oferecidos. Ao todo mais de cinco mil mulheres já foram contempladas em 18 comunidades do município.

PREVI-ATIVA MULHER – Iniciativa que busca apresentar uma perspectiva inovadora às mulheres aposentadas, estimulando a elevação da autoestima e a atuação como importantes multiplicadoras. O programa trabalha o empreendedorismo e favorece a prática de talentos que, porventura, não tenham sido desenvolvidos por falta de tempo, antes da aposentadoria.