PAULISTA > Notícias > Junior Matuto anuncia concurso público para professores

Educação | 23/12/2015

Junior Matuto anuncia concurso público para professores

Concurso público para professores e gestão democrática na rede de ensino do Paulista, estas duas novidades foram anunciadas pelo Prefeito Junior Matuto na reunião da mesa permanente de negociação que aconteceu nesta terça-feira, 22, na sede do sindicato dos professores (Simprop), no centro da cidade.

A mesa permanente de negociação implantada pela gestão municipal, vai garantir um espaço de diálogo constante com os representantes dos professores e facilitar os encaminhamentos dos pleitos da categoria, além de atender a uma recomendação do Ministério Público. No primeiro encontro, mês passado, o SIMPROP entregou uma pauta de reivindicações às secretarias de administração e educação. Nesta segunda rodada, a gestão apresentou o retorno para as diversas solicitações. Entre elas, facilitar o recebimento dos contracheques dos servidores, o que será viabilizado a partir de janeiro, graças a um novo sistema de confecção da folha de pagamento implantado pela Secretaria de Administração.

O secretário de educação Carlos Junior apresentou o modelo de gestão democrática, que já foi iniciado com implantação de 45 conselhos escolares, formados por pais, alunos, professores e comunidade escolar. O processo ainda está em fase de implantação.  Os gestores vão ter uma formação continuada para o cargo de diretor. Posteriormente a escolha passará por uma seleção. Até 2017 estará concluída a implantação da gestão democrática na rede de ensino.

O processo de contratação da empresa para a realização do concurso já foi concluído através de um pregão presencial. A partir daí, a empresa, com a assessoria de técnicos da educação, definirão os critérios que constará no edital do concurso público para o preenchimento de vagas na rede municipal de ensino. “A mesa de negociação facilita muito o diálogo e deve evitar impasses na época de nossa data base que é em janeiro. Alguns pontos já são convergentes, como o concurso e a revisão da gratificação do difícil acesso nas seis escolas que permaneceram com o direito, agora a democratização precisa avançar.” Avaliou Gilberto Sobral.

A próxima reunião da Mesa Permanente de Negociação deve acontecer dia 21 de janeiro. O prefeito Junior Matuto adiantou que até lá algumas questões já estarão superadas e lembrou que apesar da crise e graças a diversas medidas de contenção que foram tomadas, nestes três anos da gestão, os salários foram antecipados e foram consolidados muitas conquistas na educação. “Vamos continuar buscando onde pudermos ter alguma economia para equilibrar o caixa e garantir os direitos de quem realmente tem direito. Nossa gestão foi a que mais garantiu estabilidade financeira sem precisar de parecer judicial. Mas onde tiver que cortar, sem causar injustiça, vamos continuar fazendo. Pois nossa prioridade é melhorar cada vez mais a merenda e garantir uma educação de qualidade, passando pela valorização dos professores.” Finalizou o prefeito.