PAULISTA > Notícias > Conselho fortalece democratização da educação nas escolas do Paulista

Educação | 02/12/2015

Conselho fortalece democratização da educação nas escolas do Paulista

A Escola Marília Russel, localizada no bairro de Arthur Lundgren II, em Paulista, já conta com novos conselheiros. O colegiado, que tomou posse nesta quarta-feira (02.12), é composto por 22 membros, entre titulares e suplentes, tendo representantes de seis segmentos, como pais, alunos, professores, moradores da comunidade, funcionários e diretores da unidade de ensino. A missão do grupo é ajudar a construir uma escola cada vez melhor. Esse é o 45º conselho formado em unidades da rede municipal – o que representa 100% de cobertura do universo escolar da cidade.

O processo de criação dos conselhos escolares representa a preocupação da administração municipal na implantação de uma gestão cada vez mais democrática e participativa nas escolas, onde todos participem das decisões administrativas, pedagógicas e financeiras. O mais importante é que unidos os segmentos passam a buscar um único objetivo: uma educação mais inclusiva e colaborativa no município.

Para a coordenadora dos Conselhos Escolares, Maria José Wanderlei, o principal desafio é colocar o conselho para ser atuante na escola. “Nós queremos que os membros do conselho aprendam a decidir os destinos da escola com o objetivo maior que é a qualidade social da educação”, destacou.

A artesã Ana Lúcia da Silva assumiu uma das cadeiras no conselho. Ela representa o segmento aluno porque a Escola Marília Russel não dispõe de estudantes com mais de 12 anos. “É a primeira vez que participo do conselho, tenho um filho e um neto que estudam aqui, espero que essa interação com a escola traga bons frutos para todos”, disse.

Os conselheiros irão se reunir, pelo menos, uma vez por mês. Quando há necessidade os encontros ocorrem em mais oportunidades. O mandato dos atuais membros dos conselhos é de dois anos.