PAULISTA > Notícias > Em Paulista, fórum de educação debate preconceito e inclusão social

Educação | 26/11/2015

Em Paulista, fórum de educação debate preconceito e inclusão social

Através da encenação da peça teatral “A Joaninha” – história que aborda a questão do preconceito e inclusão social – alunos especiais da Escola Municipal Maria das Neves deram início ao V Fórum de Educação Inclusiva do Paulista, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (26.11), no Cine Teatro Paulo Freire, Centro.

Com o tema “Inclusão escolar: quando o preconceito é o maior obstáculo”. O evento reuniu professores e técnicos das unidades de ensino da rede pública municipal, entidades e a sociedade civil. Durante a iniciativa foram realizadas apresentações culturais e também uma palestra com a psicóloga e educadora Adelma Soriano. Orgulhosos, estudantes da rede junto a estagiários de pedagogia, também exibiram um curta metragem produzido por eles. Atualmente cerca de 80% das unidades de ensino do Paulista trabalham a perspectiva da inclusão social.

“Eu sonho com o dia em que o mundo vai nos tratar com igualdade. Já demos um grande passo e hoje temos a prova disso. Cada vez mais estamos lutando para que não só as crianças, mas também toda pessoa com deficiência, seja incluída na sociedade”, ressaltou o representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Cláudio Albino.

De acordo com o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, o fórum tem o intuito de destacar a importância da quebra do preconceito, valorizando a questão da igualdade de direitos de todo e qualquer ser humano. “Pessoas com síndrome de down, paralisia cerebral, autismo, entre outras deficiências, todas elas têm o direito a educação, trabalho e lazer. Nosso encontro de hoje quer chamar e despertar a atenção da população para a conscientização da quebra de preconceitos que ainda impede a inclusão dessas pessoas na sociedade”, finalizou.