Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista realiza busca ativa de sintomáticos respiratórios na Mirueira 

Saúde | 24/11/2015

Paulista realiza busca ativa de sintomáticos respiratórios na Mirueira 

Compartilhe esta notícia:

Uma nova etapa da campanha de prevenção à tuberculose do Paulista será iniciada nesta quarta-feira (25.11), às 9h. A prefeitura promoverá uma busca ativa de sintomáticos respiratórios (pessoas que apresentam sintomas de tosse há mais de três semanas). Durante a iniciativa, agentes de saúde do município visitarão residências do bairro da Mirueira para realizar a possível detecção. A ação acontece até esta quinta (26.11) e faz parte da campanha de prevenção à doença organizada pela cidade para prevenção à doença.  

 

Quem tiver sintomas semelhantes aos de sintomáticos respiratórios será convidado a realizar o teste de baciloscopia (uma das formas de detecção da doença). O exame será promovido pela Prefeitura do Paulista nesta sexta (27.11), das 9h às 11h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) da Mirueira. Além da captação de possíveis pessoas que possuem a doença, o município disponibilizará exames de rápidos de HIV e Sífilis, por meio da unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O veículo ficará estacionado em frente ao posto, que está localizado na Travessa do campo, 366, na Mirueira. 

 

A iniciativa é coordenada pela equipe da unidade do bairro, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Programa DST/AIDS do município. 

 

A DOENÇA – Transmitida pelo bacilo de Koch, a Tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas que mais causam mortes no Brasil. Estima-se ainda que cerca de 30% da população mundial esteja infectada, apesar de muitas pessoas receberem a contaminação, mas não desenvolver a enfermidade. Entre os seus principais sintomas, estão a existência de tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Em casos mais graves, há a possibilidade do aparecimento de sangue no escarro.

 


Imagens:

Compartilhe: