PAULISTA > Notícias > Paulista segue promovendo ações em alusão ao Novembro Azul

Saúde | 18/11/2015

Paulista segue promovendo ações em alusão ao Novembro Azul

Em meio às atividades promovidas em alusão ao Novembro Azul - campanha que alerta para a conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata – a Prefeitura do Paulista realizou na manhã desta quarta-feira (18.11) uma ação com serviços de atendimento médico e orientações sobre prevenção ao câncer para homens maiores de 40 anos que residem no município.

O público masculino que compareceu a Unidade de Saúde de Arthur Lundgren II participou de atividades em prol da saúde e do bem estar, entre elas, palestras sobre prevenção ao câncer de boca, pênis e próstata, além de orientações médicas e serviços odontológicos.

O aposentado Murilo Gomes, 57 anos, foi o primeiro a chegar ao posto e estava ansioso para receber as devidas orientações. “Sempre participo dessas ações e aproveito para esclarecer todas as dúvidas. Temos que estar sempre cuidando da nossa saúde e ainda mais quando se trata de doenças que estão cada vez mais comuns”, disse.

De acordo com a enfermeira Ana Paula Melo a iniciativa é de tamanha importância para alertar os homens que ainda têm preconceito em realizar o exame. “As pessoas precisam se conscientizar sobre o tamanho da gravidade dessas doenças. O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil. Além disso, Pernambuco é o estado com maior número de pessoas que tiveram o pênis amputado, devido à falta de higiene e também ao câncer de pênis. Portanto, precisamos sempre está fazendo esse alerta,” esclareceu.

As iniciativas são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma parceria entre as equipes das unidades de atendimento médico e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Além do apoio engajado das 11 agentes de saúde da unidade.